Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Um novo coração

Senhas diárias

15/12/2021

SENHAS DIÁRIAS - 15.12.2021
Jeremias 30.12,17 – O Senhor diz: O mal deste povo não tem cura, e as suas feridas não saram. Mas eu lhe darei saúde novamente e curarei as suas feridas.
1.ª Pedro 2.24 – Por meio dos ferimentos dele vocês foram curados.
O coração, na Bíblia e em tantas outras crenças e compreensões, inclusive nas artes em geral, é tido como o centro da pessoa interior. Nele estão todos os sentimentos e dele vêm todas as atitudes que se pratica, entende a Bíblia. O próprio Jesus usa o coração como centro da ação humana. Diz que dele vêm todo o mal que as pessoas praticam. Sabemos que o coração apenas bombeia sangue e tudo está centrado no cérebro, mas mesmo assim ainda falamos do mesmo jeito: o coração é o centro da vida. O profeta Jeremias observa todo o mal que as pessoas fazem , inclusive ele, e diz que este mal não consegue ser curado pelo próprio ser humano e que apenas Deus pode fazer isso. Inclusive ele faz a afirmação, como promessa de Deus, que o Senhor vai tirar o coração de pedra do seu povo e vai colocar um coração de carne. Isto é, a cura do mal no ser humano começa pela mudança do seu interior, isto é, segundo a Bíblia, a mudança do coração. O coração de pedra não pode ser curado, mas o coração de carne se torna sensível à Palavra de Deus e passível de transformação para melhor. Fazendo com que o ser humano se torne melhor, segundo os mandamentos de Deus. Por isso o profeta afirma que as feridas não saram. Os atos ruins e maldosos, os pecados, são como feridas que não se curam e continuam a acontecer cada vez mais. Por isso Deus estende sua mão e promete curar a vivência do dia a dia de seu povo.
A cura já era entendida no Antigo Testamento, especificamente em Isaías 53, como uma ação de Deus mudando as pessoas através do seu ungido, ou do Servo sofredor que carregaria todas as dores e pecados do mundo. Jeremias aponta para essa transformação com a promessa de um coração passível de mudança, um coração de carne, um coração de gente. Pedro, por seu lado lembra para seus leitores que isso aconteceu em Cristo Jesus. Ele é o servo sofredor, o cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo, assumindo tudo na cruz. Nosso pecados e nossas dores foram postas sobre Jesus e a cura para nossa está no Senhor do mundo, Jesus Cristo. Podemos confiar nele e termos a certeza de que sobre nós está sua mão e nos propicia um novo agir e uma nova natureza por sua graça. Sabemos o que é o bem e recebemos força do Espírito do Senhor para agirmos diferente e de forma a mostrar uma nova realidade em nosso dia a dia. Fomos curados e podemos agir diferente, conforme os valores e ensinamentos de Jesus. Eis nossa nossa nova realidade a partir de Cristo. Nos esforcemos para segui-lo e viver conforme tudo o que nos mostrou e deixou como ensino para a vida, para a paz, para a fraternidade, para o cuidado mútuo e para a vivência de um novo tempo que foi inaugurado por Ele mesmo. Ele é por nós. Confiemos nele. P. Luiz Carlos 


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 65572

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

É totalmente insuportável que em uma Igreja cristã um queira ser superior aos outros.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br