Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Claro/SP

Sínodo Sudeste



Avenida 14 , 466
CEP 13500-470 - Rio Claro /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 3534-4985 | (19) 9835-88880
rioclaro@luteranos.com.br
ID: 377

Viver na luz

Senhas diárias

30/12/2021

SENHAS DIÁRIAS - 30.12.2021
Salmo 74.16 – Criaste o dia e a noite, puseste o sol, a lua e as estrelas nos seus lugares.
Romanos 13.12-13 – Paremos de fazer o que pertence à escuridão e peguemos as armas espirituais para lutar na luz. Vivamos decentemente, como pessoas que vivem na luz do dia. Nada de farras ou bebedeiras, nem imoralidade ou indecência, nem brigas ou ciúmes.
A Bíblia reconhece a Deus como o Criador e organizador de tudo o que existe. Desde os confins do mundo até as regras básicas da vida na terra. Nós assumimos esta compreensão e bendizemos ao Senhor por tudo o que está aí. O salmista canta ao Senhor, louvando seu ato criador. Há uma organização na natureza e há leis básicas para que ela funcione e se perpetue (apesar do ser humano fazer de tudo para estragar a criação). Deus tudo fez e tudo conduz é a nossa fé. Os desastres naturais são, exatamente, naturais. Isto é, fazem parte da natureza na terra que se auto organiza periodicamente para se manter e refazer a si própria. Nós, seres humanos, acabamos estragando esta condição criada por Deus, mas isto também é natural, pois o ser humano faz parte da natureza na terra. Deus, o Criador, pôs tudo no seu lugar, inclusive a nós, e nos proporciona a capacidade de fazer o bem ou o mal para que ajudemos a criação a se manter. Esse é o louvor do salmista: Deus, o criador, colocou ordem em tudo. Bendito seja.
Por sermos obra e criação de Deus, somos seres da luz, mesmo que marcados pela escuridão do pecado. Por isso Paulo exorta aos romanos a viverem como seres da luz, da luz de Deus. Jesus restaurou a luz no mundo e nos tornou luzes para este. Assim, nada mais justo e verdadeiro do que vivermos conforme o que nos ensinou o Senhor. Sua exortação é para que se viva para o bem da criação de Deus, com ênfase no ser humano. Devemos também cuidar da saúde e assim viver com comedimento em relação à comida, bebida, relações humanas e convivência diária com pessoas. Nestes tempos de festas, esta palavra é muito pertinente, pois cuidar da nossa saúde com parcimônia, significa ter olhos para a saúde básica de outras pessoas. Ao invés de farras que levem para prejuízo do próprio corpo, devemos ter olhos para as necessidades alheias. Somos pessoas da luz e assim devemos viver. Sejamos da luz, da luz de Jesus, da luz de Deus, o Senhor. E nós já sabemos tanto que nem é necessário repetir para que façamos segundo esta luz. P. Luiz Carlos


Autor(a): P. Luiz Carlos
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio Claro (SP)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 65761

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O Senhor conduza o vosso coração ao amor de Deus e à constância de Cristo.
2Tessalonicenses 3.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br