Fé, Gratidão e Compromisso


ID: 2756

Fé, Gratidão e Compromisso - Outros 500

Subsídios para Reflexão Campanha Vai e Vem 2018

A Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem é um movimento que pode ser colocado dentro do grande marco Fé, Gratidão e Compromisso. É verdade que essas palavras têm servido para falar sobre a contribuição financeira das pessoas membros nas Comunidades, mas, neste ano, a partir da Campanha Vai e Vem, queremos olhar para estes três componentes como aqueles que estruturam e dinamizam a nossa vida enquanto pessoas cristãs.

Nesse contexto, entendemos que a fé, como confi ança, orienta o viver como gratidão a Deus e compromisso para com a vida pessoal, familiar, laboral, comunitária, social e ambiental, a partir dos valores que surgem do Evangelho. Desta forma, buscamos fortalecer o Tema da IECLB para 2018: Igreja, Economia, Política, na certeza que tudo acontece na presença daquele que diz: Eu sou o SENHOR, teu Deus (Ex 20.2a).

Dado que tudo o que fazemos na Igreja está a serviço da Missão, o presente Caderno de Subsídios para Reflexão traz textos de autores e autoras que contribuíram para o Jorev Luterano, jornal nacional da IECLB. Com isso, apontamos para esse instrumento como uma fonte de recursos para encontros de refl exão e diálogo sobre assuntos variados. Neste caso, vinculados à Fé, à Gratidão e ao Compromisso.

A IECLB se define como Igreja de Comunidades. Isso signifi ca que o chamado de Deus que recebemos no Batismo, e que assumimos na Confirmação ou Profissão de Fé, nos insere em uma Comunidade de discípulos e discípulas, de irmãos e irmãs que estão a caminho. Para o fortalecimento dessa Comunidade, faz-se necessário “valorizar e exercitar os diferentes dons, colocando-os a serviço do amor ao próximo. Nela reinam a partilha e a doação de tempo, trabalho, dinheiro e bens, frutos da liberdade para a qual Cristo nos libertou (Gálatas 5.1)”1.

Desta forma, será a reciprocidade o distintivo da Comunidade de discípulos e discípulas de Cristo. É essa reciprocidade que dinamiza “a Igreja como Corpo de Cristo (1Co 12). Este corpo comunitário, constituído por muitos membros diferentes entre si, inclusive por aqueles que ‘parecem ser mais fracos’ (v. 22), os que ‘nos parecem menos dignos’ (v. 23) e os que ‘não são decorosos’ (v. 23), caracteriza-se pelo espírito de solidariedade. Nele, os membros cooperam, com igual cuidado, em favor uns dos outros, de maneira que, se um membro sofre, todos sofrem com ele e, se um deles é honrado, com ele todos se regozijam (1Co 12.25s). Levar as cargas uns dos outros, cultivar uma saudável relação de reciprocidade, compromisso mútuo, cooperação, mutualidade e solidariedade são valores insubstituíveis no exercício constante de edifi cação da nossa Comunidade de Fé e da nossa Igreja na atualidade. O exercício diário destes valores nos coloca em um novo modo de vida, sustentado pelo amor. É o exercício do cumprimento da lei de Cristo”2.

Que Deus abençoe o nosso testemunho de fé, caracterizado pela gratidão e pelo compromisso para com este mundo que ainda é de Deus.

Veja o caderno completo.

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Mesmo que não sejamos cristãos tão bons como deveríamos ser, e somos ignorantes e fracos tanto na vida como na fé, Deus ainda assim quer defender a sua Palavra, pela simples razão de ser a sua Palavra.
Martim Lutero
REDE DE RECURSOS
+
As pessoas podem fazer seus planos, porém é o Senhor Deus quem dá a última palavra.
Provérbios 16.1
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br