Comunidade Evang. de Conf. Luterana do Vale do Atibaia, Valinhos / SP

Sínodo Sudeste



Rua Leonora Armstrong , 801 Bairro Country Club
CEP 13278-010 - Valinhos /SP - Brasil
Telefone(s): (19) 9992-87180
celva.luterana@gmail.com
ID: 370

Histórico da Comunidade

A COMUNIDADE EVANGÉLICA DE CONFISSÃO LUTERANA MISSIONÁRIA DO VALE DO ATIBAIA - CELVA teve sua origem, como fruto do trabalho de missão da Comunidade Evangélica Luterana de Campinas, município localizado no Estado de São Paulo, distante 80km da cidade de São Paulo, para atender os membros residentes na região, provenientes, em sua maioria, de outras Comunidades da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, e para responder ao desafio de expandir o trabalho missionário.

A exemplo dos primeiros cristãos, conforme descrito no livro de Atos dos Apóstolos, por longo período, a Comunidade reuniu-se em casas de famílias para celebrar Cultos, Estudos da Palavra, Ensino Confirmatório, etc. A partir da convivência embasada na palavra de Deus e na partilha do pão (refeições comunitárias), a Comunidade estreitou os laços de amizade e afetividade, e foi tomando consciência da necessidade e do desafio de se estruturar em espaço próprio, com vistas a ampliar os horizontes da missão.

Esta consciência e prática missionária está presente na CELVA, que desde o princípio tem buscado ir ao encontro, não só das pessoas de origem luterana, mas também em direção aos mais necessitados, iniciando um trabalho com crianças no Bairro Parque Portugal, na periferia em Valinhos, denominado Projeto Ágape.

Também faz parte da CELVA a consciência da necessidade de ser uma Igreja comprometida com oikoumene, (ecumene). De acordo com o documento Contexto e Missão: “Ao participar da Missão de Deus, a Igreja, cuida do mundo como sua oikos, sua casa ou lar. Apesar de não ser deste mundo, a Igreja em missão se caracteriza por estar em e com o mundo (João 17.15-18), sendo essa, pois, uma característica da igreja em missão. Esse engajamento se dá em três aspectos da oikos: o ecumênico, o econômico e o ecológico”.

Em 1991, o P. Lauri Emilio Wirth, brasileiro, que fez seus estudos de pós-graduação na Universidade de Heidelberg, chegou a essa região, que hoje congrega a Comunidade do Vale do Atibaia. À época, foi elaborado um projeto, mediante o qual a área de missão recebeu, da Alemanha, a quantia de US$30.000, com a qual foi adquirida a residência pastoral.

Os Cultos eram realizados nas casas de membros da Comunidade, assim como também os encontros de ensino confirmatório. O encontro das crianças era realizado em um salão da prefeitura. Em 1998, tornamo-nos Comunidade independente de Campinas, e em 2002 foi alugado um salão para a realização dos cultos.

O passo seguinte desta caminhada foi adquirir um terreno para construição do Templo Comunitário, e, para tanto, arrecadamos recursos por intermédio de uma campanha, a “Campanha do m² . Como a Pastora que à época atendia a Comunidade residia em imóvel próprio, a casa que serviu de moradia aos pastores foi vendida, a fim de criar condições imediatas à aquisição de terreno para construção de nosso templo. O propósito desse passo foi agilizar a obtenção de recursos para a aquisição de um terreno e início da construção.

No primeiro semestre de 2007 concretizamos essa meta: foi adquirido um terreno de 1306 m² , e em 2011 o Templo foi inaugurado. Valinhos é a cidade que congrega o maior número de membros, porém 13 Municípios fazem parte da CELVA: Águas de Lindóia, Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Campo Limpo Paulista, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Monte Sião, Valinhos e Vinhedo.

Embora a CELVA seja uma Comunidade pequena, ela é bastante ativa e desenvolve as mesmas atividades que uma Comunidade grande. A média de frequência aos cultos é de cerca de 30 membros, atingindo-se 60 a 70 nos cultos de Natal.

No momento a Comunidade está envolvida na construção de uma residência para a vinda de um novo ministro ordenado.

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
celva.mp4

MÍDIATECA

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O santo povo cristão é reconhecido exteriormente por meio da salvação da santa cruz.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br