Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 801

Quinta-feira, 18 de Julho de 2019

Porto Alegre / RS - 19:29

Atualidade - Notícia

Alegres, jubilai!

   Em 2017, ano do Jubileu dos 500 anos da Reforma, o Tema da IECLB convida para celebrar a nossa história, destacando aspectos centrais da Reforma. Ao mesmo tempo, queremos avaliar essa herança e a sua importância para o futuro da Igreja.

   A Igreja de Jesus Cristo é dinâmica. Segundo Lutero, a Igreja carece de constante reforma. Essa dinamicidade se fundamenta justamente na Palavra do Senhor da Igreja. É isso que desejamos expressar, refletir e celebrar no Jubileu dos 500 anos da Reforma ao escolhermos como Lema a palavra do apóstolo Paulo: Nele vivemos, nos movemos e existimos (Atos 17.28a). Esta passagem bíblica ilumina o Tema do Ano: Alegres, jubilai! Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500.

   O Lema, Nele vivemos, nos movemos e existimos, faz parte do discurso de Paulo em Atenas (Atos 17.22-31) durante a sua segunda viagem missionária. Ao ali pregar, Paulo foi questionado: Qual é a tua, Paulo? Soa-nos muito estranho esse teu discurso!

   Paulo apresenta Deus, que é muito distinto das demais divindades adoradas em Atenas. Ele conclama ouvintes ao arrependimento. Anuncia-lhes o Evangelho! Para ele, passou o tempo de viver na idolatria. Deus não cabe em imagens e definições humanas. Deus está próximo de cada pessoa. É o Deus Criador. É o Deus que serve ao invés de querer ser servido. É o Deus que dá e mantém a vida. Ele se fez próximo em Jesus Cristo. Ali estava e está Deus. Assim é Deus. É nesse Deus que vivemos, nos movemos e existimos.

   A exemplo de Paulo, Lutero se opôs a essa imagem de Deus, que exigia sacrifícios humanos, que teriam como resposta o atendimento dos favores desejados. Lutero redescobriu o Deus que já está entre nós e que revelou gratuitamente (por graça) a sua compaixão por nós, seus filhos e suas filhas. A resposta que Deus espera é a aceitação desse presente em atitude de fé que atua no amor.

   Lutero novamente desvelou o Deus que Paulo anunciou em Atenas. Afirmou que a imagem de Deus está em Jesus Cristo, crucificado e ressurreto. Trata-se de um Deus que, na cruz, por amor, se solidariza plenamente com a fragilidade e a miséria humanas. Essa aproximação, que nos sustenta em meio à vida e nos salva da morte, é graça de Deus. Dela nos apropriamos mediante a fé, confiando no anúncio do que Deus faz em Cristo.

   Essa perspectiva é descrita em um dos hinos de Lutero: Alegres jubilai, felizes exultando; com fé e com fervor cantai, a Deus glorificando. O que por nós fez o Senhor, por seu divino excelso amor, custou-lhe a própria vida (HPD 155). É com essa convicção de fé que, no Jubileu dos 500 anos da Reforma, com esperança renovada, anunciamos: Alegres, jubilai! Igreja sempre em Reforma: agora são outros 500.

   Alegres, jubilamos! O nosso viver como Igreja de confessionalidade luterana é possível porque Deus, que se fez presente em Jesus Cristo, nos carrega, salva, consola e anima. Deus nos conduz pelo seu Santo Espírito. Um exemplo disso é que, sob a sua orientação, o Plano de Ação Missionária da IECLB, o PAMI, fruto de decisão construída conjuntamente, é o instrumento que, nas últimas décadas, nos ajuda a perseguir metas e a assumir compromissos decorrentes do Evangelho.

   À semelhança do apóstolo Paulo e de Lutero, vivemos em um contexto determinado. Queremos continuar sendo Igreja que pensa e vive a fé luterana no Brasil. Agora são outros 500! Que Igreja desejamos ser nesses próximos 500 anos?

   Como Igreja que carrega marcas da Reforma, a nossa herança e o nosso jeito de ser Igreja nos encorajam a olhar para o futuro com esperança e confiança. A força que nos moverá é a Palavra, compreendida como a comunicação do amor de Deus, que se dá no testemunho missionário da fé, na vivência concreta do corpo de Cristo, no agir restaurador e curador e na celebração do amor divino. Vislumbramos que a IECLB, cada vez mais, seja reconhecida como Igreja de Comunidades atrativas, acolhedoras, inclusivas e missionárias.

   Nas celebrações do Jubileu dos 500 anos da Reforma, podemos dizer, com alegria redobrada: Sou luterano! Sou luterana! Sou parte dessa Igreja sempre em Reforma e, agora, são outros 500!

P. Dr. Nestor Friedrich
Pastor Presidente da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES



Educação Cristã Contínua

Ide e pregai, na Comunidade e fora dela! Ide e pregai o Evangelho!

Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br