Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 831

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 13:10

Diversidade

Igreja existe para viver e testemunhar o Evangelho no mundo

Igreja existe para viver e testemunhar o Evangelho de Jesus no mundo. Há muitas formas de dar testemunho do Evangelho. Uma questão, porém, é fundamental: as pessoas precisam ser inspiradas e ensinadas a viverem de acordo com o Evangelho e um lugar importante em que ocorre essa motivação é o Culto.

O Culto é rico e diversificado em seus elementos litúrgicos. Cada parte e elemento da Liturgia possui uma função para ajudar a Comunidade a expressar a Deus as suas necessidades e a receber de Deus aquilo que necessita.

Como exemplo, vamos falar sobre o Kyrie. O Kyrie se localiza no início da Liturgia. Kyrie, do Grego, signifi ca Senhor e vem acompanhado da palavra eleison, que quer dizer tem compaixão ou tem misericórdia. Ele ressalta a função profética e diaconal do Culto. 

A característica do Kyrie não é o louvor ou a intercessão. A sua ênfase é o clamorda Comunidade pela compaixão de Deus em favor das pessoas que sofrem no mundo. Este clamor lembra o grito do cego Bartimeu quando ele soube que Jesus passava por perto.

Kyrie, eleison!, clamou Bartimeu (Mc 10.46ss). Jesus se comoveu com o grito de quem estava à margem, à beira do caminho. Ele ouviu, parou e pediu que o trouxessem até ele. Algumas pessoas, ao contrário da atitude de Jesus, se incomodaram com aquele grito e pediram que aquele homem se calasse, mas Jesus abriu o seu coração para receber Bartimeu e pediu para as pessoas que o acompanhavam que chamassem o cego, trazendo-o até ele.

No Culto, por meio do Kyrie, levamos a Jesus os ‘Bartimeus’ que encontramos à beira do caminho, clamando. Desta forma, no momento do Culto, o Kyrie se torna um espaço para a escuta e a misericórdia. Ao ouvirmos as dores do mundo e as acolhermos, nos envolvemos com a realidade que nos cerca e com o testemunho que a Igreja assume diante dela.

Pelo Kyrie, a Comunidade Cristã demonstra que, com o seu Culto, ela não se retira do mundo, mas é Igreja do caminho e enxerga quem está à beira do caminho. No seu Culto, ela assume a voz das pessoas que clamam e dá testemunho do amor de Deus. Isto é ser Igreja viva e solidária!

Subsídio litúrgico - Kyrie

L. O Evangelho nos liberta para enxergar, para ir ao encontro das pessoas em sofrimento, ouvir os seus clamores e trazê-los a Jesus, o Filho de Deus, ajudador em todas as necessidades.

Oremos ao Senhor:

L. Pela paz que vem do alto e a salvação da Criação e das criaturas oprimidas, pelas multidões de pessoas desamparadas, à beira dos caminhos, pelas pessoas que perderam seus lares, sua pátria, e se tornaram refugiadas, pelas pessoas odiadas por sua cor, etnia, condição sexual, perseguidas e violentadas, pelas florestas e animais que gemem a dor das queimadas, pelo testemunho da Igreja em favor da vida digna para todas as pessoas e a Criação inteira, clamemos ao Senhor C. Tem compaixão, ó Deus!

L. Por graça, socorre-nos, Senhor!

C. Amém. 

Cat. Dra. Erli Mansk | Coordenadora de Liturgia da IECLB

PRONUNCIAMENTO

Cristo é o único Senhor do Culto

A mensagem ‘pública’ da Igreja Cristã, no que se refere aos problemas do mundo, não poderá ser divorciada do seu testemunho ‘interno’, já que este implica naquela. Assim, a Igreja não pode condicionar o seu testemunho público aos interesses de ideologias políticas momentaneamente em evidência ou a grupos e facções que aspiram ou mantêm o poder. Em seu testemunho, não poderá usar métodos incompatíveis com o Evangelho.

A Igreja entende que o Culto deverá ter resguardado o seu caráter de serviço a Deus, adoração, comunhão cristã e diálogo com Deus. Cristo é o único Senhor do Culto Cristão. Pátria e governo serão objetos de intercessão da Comunidade para que possam promover justiça e paz e os fiéis darão graças a seu Senhor por estas preciosas dádivas.

Manifesto de Curitiba (1970)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br