Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 799

Quinta-feira, 02 de Dezembro de 2021

Porto Alegre / RS - 06:43

Formação - Diaconia

Secretaria da Ação Comunitária

   Acessibilidade e inclusão de pessoas idosas - Cada vez mais pessoas com idade superior a 80 anos participam da vida comunitária e social, o que é extremamente positivo, pois temos uma expectativa de vida anunciada de 105 anos!

    A acessibilidade arquitetônica, de engenharia, mobilidade urbana e predial é garantida por lei e está relacionada a estruturas e organização de espaços físicos e materiais. Nesse contexto, encontramos a tecnologia assistiva, cujo termo é utilizado para identificar todos os recursos e serviços que contribuem para proporcionar ou ampliar as habilidades funcionais das pessoas. Estamos nos referindo a qualquer peça, equipamento, sistema adquirido comercialmente ou feito sob medida, artesanalmente, como, por exemplo, bengalas, andadores, cadeiras de rodas, pegadores e calçadores.

   Modificações ambientais que visam a facilitar a locomoção e mobilidade, propiciando maior segurança, como rampas, barras, corrimãos, assentos elevados no vaso sanitário e móveis são os meios facilitadores para que a pessoa continue mantendo a sua autonomia e independência no decorrer dos anos. Vale a pena lembrar que todos estes materiais precisam ter um acompanhamento técnico e um aprendizado constante no seu uso, desde a mais simples bengala até a cadeira de rodas motorizada. É necessário ter perseverança, boa vontade, bom senso e, sobretudo, consciência dos próprios limites.

   Inclusão tem a ver com o nosso modo de ser e não com programas específicos. Fazer com e não para é um desafio comunitário e social para todas as pessoas. Se, pela graça de Deus, somos livres para cuidar também somos livres, pela sua graça, para este aprendizado – que é incluir. Assim estaremos cumprindo a nossa missão: vivenciar a diaconia, a fé em ação.

   Propagar a acessibilidade e a inclusão ameniza o impacto que o envelhecimento causa nas pessoas!

Diaconisa Vilma Linda Reinar
Terapeuta Ocupacional
Casa Matriz de Diaconisas - Lar Moriá
São Leopoldo/RS

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Um cristão não pode ser ofendido a tal ponto que não possa mais perdoar.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br