Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 828

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 23:47

Educação Cristã Contínua

Ide e pregai, na Comunidade e fora dela! Ide e pregai o Evangelho!

Há somente um corpo e um Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; há um só Senhor, uma só fé, um só Batismo; um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos (Ef 4.4-6).

No trecho da carta aos Efésios, o apóstolo Paulo indica alguns elementos que nos fortalecem enquanto Comunidade Cristã: um só Corpo, um só Espírito, uma só Esperança, um só Senhor, uma só Fé, um só Batismo.

A vida em comunhão, pautada nestes elementos, fará da Comunidade um terreno fértil para uma Educação Cristã voltada à Missão de Deus nesse mundo e para a qual nos colocamos como servos e servas.

Servos e servas prestam bons serviços se estiverem bem preparados e preparadas. O processo de formação e transformação da Educação Cristã pode ser concretizado em diferentes espaços de vivência e convivência que a Comunidade nos oferece, dentro e além dos seus muros.

De que espaços estamos falando? Com destaque, do Culto Comunitário, coluna mestra da vida em comunhão, momento de união, aprendizagem, meditação e recomeço.

Além do Culto, toda a Comunidade tem grupos ou desenvolve ações que atendem a diferentes necessidades e públicos: crianças dão os primeiros passos na fé cristã quando se deixam envolver no Missão Criança e, de forma lúdica e alegre, ouvem a Palavra do Papai do céu.

Se uma pessoa jovem sai de uma reunião ou de um retiro dizendo ‘Jesus é o cara’, mais que uma gíria, pode ser um testemunho. Se homens e mulheres, em um grupo de Estudo Bíblico, encontram alento para as suas preocupações, talvez tenham percebido um caminhar mais fácil, entregando-se, confi antes, a Jesus. Se a ‘terceira idade’, na vida comunitária, não tiver como única perspectiva o fim da vida, é sinal que a Missão de Deus é, sim, a nossa paixão e o seu amor dura para sempre!

Cada Comunidade, ao realizar o Culto, ao reunir lideranças, ao pôr em prática as suas ações (grupos, retiros, encontros,...), precisa levar em conta o seu contexto e a sua realidade. Cabem, para todas, entretanto, alguns princípios para orientar toda a dinâmica educativa: 1) valorizar a experiência de vida das pessoas, 2) envolver todo o corpo, 3) despertar a capacidade criativa de cada pessoa, 4) humanizar a educação por meio da alegria, 5) dialogar com liberdade sobre dúvidas e perguntas, 6) servir ao próximo, com amor e empatia (PAMI).

Profa. Elizabeth Flemming | Coordenadora de ECC no Sínodo Paranapanema 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br