Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 829

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 06:55

Educação Cristã Contínua

A valorização dos dons de cada pessoa Somos Sacerdócio real, representantes de Deus

A Igreja, Corpo de Cristo, é organismo vivo, formado na convivência das pessoas que se reconhecem filhos e filhas de Deus, a saber: a todos quantos o receberam, deulhes o poder de serem feitos filhos de Deus, aos que creem no seu nome (Jo 1.12).

Esta convivência surge da concepção do Batismo que une as pessoas em um Corpo, em que se expressa a reconciliação com Deus em Jesus Cristo. Segundo Pedro Kalmbach, em Bautismo y educación (2005), ‘ao expressar a dignidade outorgada por Deus ao ser humano, o Batismo indica a necessidade e a dependência que este tem do atuar gratuito de Deus. Neste sentido, o ser humano é limitado, imperfeito e depende exclusivamente de Deus’.

Justifi cados pela graça e herdeiros na esperança (cf. Tt 3.5-7), podemos testemunhar a nossa fé em pensamentos, palavras e atitudes, pois, conforme o Guia Nossa Fé - Nossa Vida, ‘todos nós, como membros da Igreja de Cristo, somos Sacerdócio real, representantes de Deus, encarregados por Ele mesmo, para proclamar e viver a Boa Nova da salvação em Cristo, no ambiente em que vivemos’. Ao batizar, assumimos responsabilidade pela formação na fé, capacitando pessoas a viver o seu Batismo, viver em resposta ao presente de Deus, envolvendo todas as áreas e dimensões da vida de forma integral, e em todas as fases e circunstâncias da vida, continuamente.

Na Igreja, Corpo de Cristo, cada pessoa é importante por aquilo que é diante de Deus e não pelo que tem, por participar na comunhão de pessoas que creem, no discipulado, no exercício de seu Sacerdócio e no testemunho do amor de Deus neste mundo. É o Espírito Santo que desenvolve nas pessoas os seus dons e as suas habilidades, recebidos de Deus mesmo, e que as prepara para viver no corpo vivo da Igreja (cf. Ef 4.11-12).

Uma das Metas Missionárias da IECLB (2019-2014) é ser Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral, capacita as pessoas e aprofunda a fé para seu testemunho na Igreja e no mundo. Na prática, muitas pessoas são surpreendidas quando se descobrem Sacerdotes e Sacerdotisas, como se fosse algo assombrosamente grande ou algo de que não somos dignos e dignas por não sermos Ministros Ordenados e Ministras Ordenadas. Urge promover esta descoberta para que todas as pessoas na IECLB vivam o seu Sacerdócio em cumprimento ao propósito de Deus para cada pessoa e para toda a Igreja.

Profa. Marilze Wischral Rodrigues | Professora de Educação Cristã na FLT

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Cristo, juntamente com todos os santos, assume a nossa forma pelo seu amor, luta ao nosso lado contra o pecado, a morte e todo o mal. Em consequência, inflamados de amor, nós assumimos a sua forma, confiamos em sua justiça, vida e bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br