Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 795

Sábado, 19 de Setembro de 2020

Porto Alegre / RS - 06:01

Formação - Entrevista

A contribuição histórica do Sínodo Uruguai na interação das suas Comunidades com a Formação

   O Sínodo Uruguai possui uma ampla contribuição histórica na interação das suas Comunidades com a Formação. Na área dos, então, Distritos (Erechim e Uruguai), tivemos uma participação concreta na fundação, na manutenção e no acompanhamento de escolas sinodais comunitárias. Estas auxiliaram o povo evangélico-luterano a derrotar o analfabetismo tanto no lado gaúcho como no grande oeste catarinense. Pode-se contar esta história de busca pelo conhecimento como algo próprio do jeito de ser das Comunidades Evangélicas de Confissão Luterana na região: lutar por uma Formação de qualidade para que homens e mulheres (alfabetizados) pudessem se defender na vida e, assim, viver a sua fé baseada no Catecismo Menor de Lutero.

   A alfabetização permitia que meninos e meninas chegassem ao Ensino Confirmatório sabendo ler e escrever, tendo condições de interpretar a Bíblia e o Catecismo, cantando os hinos do Hinário e podendo ser lideranças e Presbíteros nas suas Comunidades. Foi um belo tempo, em que Igreja e escola caminhavam juntas. Este período durou até o início de 1970, quando o poder público assumiu a manutenção das escolas e o pagamento de Professores e funcionários.

   Na década de 1980, começou-se a perceber que a educação estava um tanto falha no sentido de interpretar os sonhos e as realizações do povo de Deus nas Comunidades. Surge, então, uma experiência pioneira no Distrito Uruguai: o Plano Integrado de Ação Interparoquial (Piai), que reuniu cinco Paróquias com seis Pastorados em um plano de formação intensivo de lideranças.

   As pessoas leigas, preparadas por Cursos Intensivos, foram as protagonistas da caminhada: Estudos Bíblicos, Cultos de Leitura, Reuniões de Mulheres, Homens, Jovens e Crianças. O próprio Ensino Confirmatório foi reformatado com a elaboração do novo material: Estrada da Vida, conduzido por equipes de leigos e Ministros que se engajavam nas muitas Comissões, criadas e recriadas.

  Passados mais de 40 anos deste processo de implantação e revigoração das Comunidades neste jeito de fazer e ser Igreja transformadora, temos alguns brotos desta época no Sínodo Uruguai:

- Cursos e Encontros/Seminários de Formação e Capacitação: Culto Infantil, Ensino Confi rmatório, JE, OASE.

- Cursos de desafios a lideranças, Ministros e Ministras: ‘Vida no Limiar da Morte’, Plano de Educação Cristã Contínua, Seminários de Inclusão para Portadores de Necessidades Especiais, Famílias e Lideranças e Seminário de Formação para Presbitérios das Comunidades, Paróquias e Sínodo com o seus Setores de Trabalho.

- Curso de Teologia Popular: com reconhecimento curricular do MEC e parceria com a Faculdades EST, contabiliza são mais de 220 lideranças, ao longo de 20 edições.

   Também está em curso o Seminário de Formação de Ministros e Ministras dos Sínodos Noroeste Rio-Grandense, Planalto Rio-grandense e Uruguai. No Sínodo Uruguai, ainda há os encontros de Presbíteros nos quatro núcleos, que buscam o bom desempenho das suas funções nas Paróquias e Comunidades.

   A Assembleia referendou a Formação como prioridade do Sínodo para 2016 e acatou a sugestão do Conselho de Formação e Diaconia, direcionando a Formação para os temas Ética e Cuidado. Assim, todos os setores observarão, em seus encontros e Seminários, a temática, voltada para o Tema do Ano da IECLB: Pela graça de Deus, livres para cuidar.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES



Educação Cristã Contínua

Deixar que Deus aja através de mim Disposição, humildade e alegria!

Quando uma Ministra ou um Ministro inicia em um Campo de Atividade, há um tempo de conhecer e reconhecer a Comunidade e as pessoas que dela fazem parte. Assim também foi comigo em uma Comunidade. Quem não gostaria de ver e fazer parte de uma Comunidade em que tudo funciona perfeitamente? Acontece que somos Igreja formada por pessoas (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br