Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 799

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 21:39

Geral - Notícia

Educação cristã vivendo, aprendendo e ensinando

   CTP: espaço de e para a formação contínua na fé - CTP, o que é isso? É o Curso de Teologia Popular no Sínodo Uruguai. É um curso bem legal apoiado pelas Comunidades e que possui uma linda história de amor por esta Igreja no oeste de Santa Catarina e nordeste do Rio Grande do Sul. Funciona em uma parceria entre Setor de Formação e Diaconia do Sínodo Uruguai, Faculdades EST e Grupo de Convivência - Partnerschaft, este entre o Sí- nodo Uruguai e o Kirchenkreis Neustadt e Wunstorf (KKNW), na Alemanha (Kirchenkreis é similiar ao Sínodo na IECLB).

   Historicamente, o CTP surgiu da necessidade por formação de lideranças leigas para suprir a realidade de empobrecimento e opressão que existia em Comunidades do antigo Distrito Eclesiástico Uruguai, especialmente nas Paróquias que experimentaram megaprojetos de exploração e expropriação da sua realidade colonial. Na época, havíamos realizado o Plano de Ação Interparoquial (PIAI), em uma ação aprovada por Concílios Distritais, permitindo que cinco Paróquias (Mondaí, Laju, Palmitos, Cunha Porã e Maravilha) trabalhassem estrategicamente com formação articulada e partissem de grupos de base para a transformação da realidade. Assim, no final dos anos 90, se gestou e experimentou o CTP.

   Em 2016, o CTP está em sua 11ª edição. São 21 anos ininterruptos de formação nessa modalidade. Em dezembro último, na celebração de encerramento e bênção com as famílias, Comunidades, formandos e formandas, 29 pessoas receberam a certificação. Isso significa que elas participaram de 16 encontros em finais de semana, além de trabalhos de leitura dirigida e tarefas em mutirão para entrega em etapas posteriores (temas de casa), totalizando 320 horas.

   O que estudamos? Além dos aspectos de crescimento pessoal e de grupo, são abordados temas da Bíblia, da Confessionalidade Luterana e outros importantes para a vida cristã e para a Igreja. A partir desses temas e do trabalho desenvolvido em cada etapa, com a participação de Ministros e Ministras do Sínodo e das Coordenações de Setores de Trabalho organizados no Sínodo Uruguai, as pessoas que participam têm o desafio de se engajar nesses Setores, dando respostas às Comunidades e Paróquias que as enviaram e motivaram ao CTP.

   Ao longo dessas mais de duas décadas de CTP, participaram cerca de 250 pessoas. São lideranças que promovem e auxiliam Comunidades no testemunho do Reino de Deus no mundo. Essas lideranças auxiliam grupos e motivam outras pessoas a transformarem a sua realidade pela oração e ação de uma Teologia que em Jesus Cristo se faz gente e vem habitar entre gentes nas várias culturas e etnias.

Cat. Me. Nilo Bidone Kolling

 

   Cat. Me. Nilo Bidone Kolling, atua nas Faculdades do Grupo Santa Rita e na rede pública de Santa Catarina como Professor de História, Sociologia e Antropologia

 

 

 

 

 

 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br