Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 830

Sábado, 22 de Fevereiro de 2020

Porto Alegre / RS - 19:40

Gestão Administrativa

Avaliação do modelo eclesial da IECLB

Desde 1998, a IECLB adotou a estrutura sinodal. A palavra sinodal origina-se no Grego synhodos, que significa juntos no caminho. Na estrutura sinodal, as Comunidades estão vinculadas umas às outras com base em uma identidade confessional e em um propósito comum. As Comunidades e as Paróquias caminham juntas, formando os Sínodos e os Sínodos caminham juntos, formando a Igreja Nacional.

A estrutura adotada pela IECLB permite aos Sínodos autonomia sobre a sua área de abrangência. No seu espaço geográfico, os Sínodos podem definir as suas prioridades e a sua forma de atuação de acordo com as necessidades locais, orientando-se por diretrizes comuns a toda Igreja, visando, assim, a preservar o elo e fortalecer a unidade institucional.

O ideal maior da estrutura sinodal é o compartilhar, isso significa a Comunidade local olhar além da sua área de atuação, ver as necessidades das outras Comunidades e se envolver com elas. O mesmo vale para os Sínodos. Todos compartilham as suas alegrias, também as suas dificuldades e procuram ajudarse mutuamente.

É desta caminhada conjunta que a IECLB se alimenta e se fortalece como Corpo de Cristo. Para garantir a dinâmica da Igreja em uma perspectiva sinodal, a IECLB adotou uma estrutura organizacional que, ao mesmo tempo, permite a autonomia para a atuação missionária e preserva a unidade da Igreja.

Em 2018, quando a atual estrutura completou 20 anos, o XXXI Concílio da Igreja aprovou uma Moção encaminhada e endossada por cinco Sínodos, propondo uma avaliação do modelo eclesial, e incumbiu ao Conselho da Igreja a tarefa de organizá-la. Com vistas a implementar a decisão conciliar, o Conselho da Igreja definiu que a avaliação terá o propósito de analisar a funcionalidade do atual modelo eclesial, tendo como referência o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) e as Metas Missionárias 2019-2024 estabelecidas pelo próprio Concílio.

Para auxiliar na sua tarefa de coordenar a avaliação, o Conselho da Igreja constituiu um Grupo Tarefa (GT) com representantes de Sínodos, Paróquias, Conselho da Igreja, Presidência e Secretaria Geral. O GT, cuja primeira reunião aconteceu nos dias 31 de julho e 1º de agosto de 2019, deverá subsidiar o Conselho da Igreja com a elaboração de uma proposta de metodologia e de cronograma para a implementação da avaliação.

Entre os subsídios analisados, o GT se apropriou dos resultados de avaliação da estrutura realizada em 2005 e refletiu sobre a tarefa que lhe foi delegada. Para ampliar o escopo da sua análise, o GT realizará outra reunião em novembro, a partir da qual encaminhará a sua proposta para a apreciação do Conselho da Igreja.

Secretaria Geral da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Modelo de avaliação em vigência na IECLB

O XXIX Concílio da Igreja, realizado em 2014, aprovou o modelo de avaliação em vigência na IECLB, o que prevê a avaliação como parte integrante do Planejamento, de forma conjunta e integrada, envolvendo Campos de Atividade Ministerial (CAMs), lideranças, (+)



Educação Cristã Contínua

Histórias de vida e fé

Nasci no dia 4 de janeiro de 1933, em Ivoti/RS, na época, Bom Jardim. Fui batizada em 12 de fevereiro de 1933 e confirmada em 3 de dezembro de 1944, pelo Pastor Probst, na Comunidade Sião de Ivoti (hoje, Comunidade Trindade). Frequentei o Ensino Confirmatório na época da Segunda Guerra Mundial e o único material (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Quem é tão forte que não necessite também de consolo do menor dos seus irmãos?
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br