Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 830

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 00:23

Gestão Administrativa

Avaliação do modelo eclesial da IECLB

Desde 1998, a IECLB adotou a estrutura sinodal. A palavra sinodal origina-se no Grego synhodos, que significa juntos no caminho. Na estrutura sinodal, as Comunidades estão vinculadas umas às outras com base em uma identidade confessional e em um propósito comum. As Comunidades e as Paróquias caminham juntas, formando os Sínodos e os Sínodos caminham juntos, formando a Igreja Nacional.

A estrutura adotada pela IECLB permite aos Sínodos autonomia sobre a sua área de abrangência. No seu espaço geográfico, os Sínodos podem definir as suas prioridades e a sua forma de atuação de acordo com as necessidades locais, orientando-se por diretrizes comuns a toda Igreja, visando, assim, a preservar o elo e fortalecer a unidade institucional.

O ideal maior da estrutura sinodal é o compartilhar, isso significa a Comunidade local olhar além da sua área de atuação, ver as necessidades das outras Comunidades e se envolver com elas. O mesmo vale para os Sínodos. Todos compartilham as suas alegrias, também as suas dificuldades e procuram ajudarse mutuamente.

É desta caminhada conjunta que a IECLB se alimenta e se fortalece como Corpo de Cristo. Para garantir a dinâmica da Igreja em uma perspectiva sinodal, a IECLB adotou uma estrutura organizacional que, ao mesmo tempo, permite a autonomia para a atuação missionária e preserva a unidade da Igreja.

Em 2018, quando a atual estrutura completou 20 anos, o XXXI Concílio da Igreja aprovou uma Moção encaminhada e endossada por cinco Sínodos, propondo uma avaliação do modelo eclesial, e incumbiu ao Conselho da Igreja a tarefa de organizá-la. Com vistas a implementar a decisão conciliar, o Conselho da Igreja definiu que a avaliação terá o propósito de analisar a funcionalidade do atual modelo eclesial, tendo como referência o Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI) e as Metas Missionárias 2019-2024 estabelecidas pelo próprio Concílio.

Para auxiliar na sua tarefa de coordenar a avaliação, o Conselho da Igreja constituiu um Grupo Tarefa (GT) com representantes de Sínodos, Paróquias, Conselho da Igreja, Presidência e Secretaria Geral. O GT, cuja primeira reunião aconteceu nos dias 31 de julho e 1º de agosto de 2019, deverá subsidiar o Conselho da Igreja com a elaboração de uma proposta de metodologia e de cronograma para a implementação da avaliação.

Entre os subsídios analisados, o GT se apropriou dos resultados de avaliação da estrutura realizada em 2005 e refletiu sobre a tarefa que lhe foi delegada. Para ampliar o escopo da sua análise, o GT realizará outra reunião em novembro, a partir da qual encaminhará a sua proposta para a apreciação do Conselho da Igreja.

Secretaria Geral da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Ao deixar de orar por um único dia sequer, perco grande parte da minha fé.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br