Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 831

Segunda-feira, 14 de Outubro de 2019

Porto Alegre / RS - 08:15

Gestão Administrativa

A função da Sede da Igreja para a Gestão em rede na IECLB

A IECLB é organizada a partir da Comunidade. A Comunidade existe quando diferentes pessoas (membros) se unem em torno da mesma fé no trino Deus e em torno do mesmo objetivo: vivenciar e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo.

Uma Paróquia existe quando uma ou mais Comunidades estão unidas pela fé e pelo mesmo objetivo. Da mesma forma, um Sínodo existe quando várias Paróquias estão unidas pela fé e pelo mesmo objetivo. Assim, da união de todas as Comunidades, todas as Paróquias e todos os Sínodos resulta a IECLB.

Do ponto de vista organizacional, a IECLB está constituída como uma rede: pessoas unidas em Comunidades, Comunidades unidas em Paróquias, Paróquias unidas em Sínodos e Sínodos unidos na Igreja nacional. A estrutura organizacional da IECLB, assim, compreende quatro instâncias: 1) Comunidade, 2) Paróquia, 3) Sínodo e 4) Sede Nacional.

O conjunto das instâncias forma a IECLB e o bom funcionamento de cada instância contribui para a Missão da Igreja.

A Sede Nacional é uma das instâncias da IECLB, sendo constituída pela Presidência e pela Secretaria Geral. Desde abril deste ano, a Presidência, em coordenação com a Secretaria Geral, está desenvolvendo o Planejamento da Sede da Igreja, a fim de qualificar a sua atuação de forma alinhada com as Metas Missionárias 2019-2024. Este Planejamento, com a assessoria de uma consultoria externa, resultará na elaboração de Planos de Ação para as prioridades identificadas, bem como em melhorias nos processos internos e ajustes na estrutura organizacional, com base nas funções que competem à Sede da Igreja.

Uma das ênfases do Planejamento em curso é a compreensão que a IECLB, como outras organizações com estrutura similar, funciona como uma rede de cooperação interorganizacional. As redes de cooperação são formadas pela adesão dos seus integrantes, que, mesmo preservando a sua autonomia administrativa, ao se associarem, buscam fortalecerse mutuamente, qualificar a relação com os seus públicos de interesse e responder melhor à sua tarefa e à sua missão.

Entre os principais benefícios das redes de cooperação pode-se destacar, por exemplo, o uso compartilhado da marca, a adoção de normas e políticas comuns, um modelo de governança integrado e representativo, uma central de prestação de serviços que, entre outras funções, capacita os integrantes da rede e disponibiliza subsídios para qualificar a sua gestão.

A compreensão que a IECLB é uma organização cujas diferentes instâncias atuam de forma colaborativa e em rede e que a Secretaria Geral deve funcionar como uma central de serviços compartilhados é estruturante para o Planejamento em curso. 

Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

A função da Sede da Igreja para a Gestão em rede na IECLB

A IECLB é organizada a partir da Comunidade. A Comunidade existe quando diferentes pessoas (membros) se unem em torno da mesma fé no trino Deus e em torno do mesmo objetivo: vivenciar e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo. Uma Paróquia existe quando uma ou mais Comunidades (+)



Educação Cristã Contínua

Respeito à diversidade: variedade, pluralidade, diferença

O Apóstolo Paulo escreveu: Em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres, e a todos nós foi dado beber de um só Espírito, porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: porque (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br