Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 832

Domingo, 08 de Dezembro de 2019

Porto Alegre / RS - 04:59

Gestão Administrativa

A transformação digital como desafio e oportunidade

As tecnologias avançam em todos os segmentos da sociedade a uma velocidade sem precedentes. A influência da tecnologia nas nossas vidas é cada vez maior. Cenas que há alguns anos eram vistas somente em filmes de ficção, hoje estão integradas ao cotidiano das pessoas.

Este novo cenário, ao mesmo tempo em que nos anima com as possibilidades que oferece, também nos assusta, devido à rapidez e ao impacto das mudanças na vida das pessoas e das organizações.

Muitas organizações já vivem um acelerado processo de transformação digital. Entre as mudanças em curso, por exemplo, está o uso da inteligência artificial para automatizar processos e executar atividades manuais, mas também a reorganização da comunicação como forma de qualificar o relacionamento com o seu público. É importante ressaltar que a transformação digital foca mais nas pessoas que nas tecnologias.

O primeiro passo para promover a transformação digital nas organizações é a realização de um diagnóstico das tecnologias e ferramentas de informação e comunicação, em diálogo com as mudanças culturais vigentes na sociedade. É vital que cada organização, inclusive as Igrejas, como no caso da IECLB, simule o impacto causado pelas novas tecnologias na vida das pessoas e, com base no Planejamento, estruture ações estratégicas para implementar as mudanças necessárias.

A Sede da Igreja está em processo de alinhar a sua atuação com as Metas Missionárias 2019-2024. Em relação ao atendimento da Meta 5 (Igreja sinodal bem conduzida, democrática, transparente, conectada e sustentável), o Planejamento da Sede da Igreja identificou o desafio de desenvolver um Plano Diretor de informática para integrar a Gestão entre as instâncias da IECLB.

A primeira ação, que já está em curso, é a realização de um diagnóstico da Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) em uso na IECLB. Esse diagnóstico está sendo realizado por Consultor especializado e as suas conclusões e recomendações serão apresentadas ao Conselho da Igreja, na reunião de novembro.

 Um passo fundamental na jornada da transformação digital é a participação das lideranças. Ao longo deste mês de outubro, o Consultor dialogará com as lideranças Sinodais para que possamos conhecer melhor o atual cenário da Tecnologia de Informação e Comunicação, nos diferentes contextos, e identificar os desafios, as necessidades e as oportunidades para o futuro, com vistas a integrar mais a Gestão e qualificar, cada vez em maior proporção, o nosso relacionamento com os membros.

Secretaria Geral da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Avaliação do modelo eclesial da IECLB

O nosso modelo eclesial tem por base a Comunidade, onde acontecem a Pregação do Evangelho e a Administração dos Sacramentos. À Comunidade cabem a tarefa de acompanhar os membros e educá-los na fé cristã, promovendo o Sacerdócio (+)



Educação Cristã Contínua

ECC no Ecumenismo

O exercício do Ecumenismo é um aprendizado diário. Nesta caminhada, há que se ouvir, ser ouvido, dialogar e, acima de tudo, respeitar e ser respeitado no jeito de ser Igreja e se manifestar em termos de fé. Se pensarmos na Educação Cristã, precisaremos levar em conta que não somos (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br