Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 827

Quinta-feira, 22 de Agosto de 2019

Porto Alegre / RS - 01:04

Plano de Ação Missionária da IECLB

Metas Missionárias da IECLB 2019-2024

A partir da ação salvífica de Jesus Cristo, evidenciada no Batismo, tornamo-nos filhos e filhas de Deus. Temos acesso livre a Deus e podemos lhe chamar de Pai Nosso.

Somos parte do Corpo de Cristo, povo de Deus. Somos geração eleita, sacerdócio real, nação santa, povo de propriedade exclusiva de Deus. Para quê? Para proclamar as virtudes daquele que chamou das trevas para a sua maravilhosa luz (1Pe 2.9), por isso toda a nossa vida é de serviço a Deus.

Essa participação plena de todas as pessoas nas ‘coisas de Deus’ é o que chamamos Sacerdócio Geral de todas as pessoas crentes, premissa na IECLB. A sua importância é revelada em seu modo de organização. Em todas as instâncias de decisão, há ampla participação de pessoas sem Ordenação específi ca. Analisando o contexto religioso do nosso país, a valorização do Sacerdócio Geral é um diferencial da IECLB.

Ter o Sacerdócio Geral como fundamento implica em reflexão e ação por parte da Igreja, por isso está presente entre as Metas Missionárias da IECLB até 2024: Meta 1 - Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral, capacita as pessoas e aprofunda a fé para o seu testemunho na Igreja e no mundo.

Para alcançar essa Meta, o Concílio da Igreja de 2018 entendeu que toda a Igreja precisa atuar em três Áreas Prioritárias: Educação Cristã Contínua, Formação Ministerial e Sacerdócio Geral de todas as pessoas crentes. Isso significa: a) fortalecer a Educação Cristã Contínua para todas as fases da vida, empoderando pessoas para dar razão da sua fé, b) qualificar a educação teológica para o bom desempenho do Ministério Eclesiástico e para o crescimento missionário da Igreja e c) intensificar os investimentos e as ações de formação do Sacerdócio Geral.

Por meio dessa Meta, a Igreja reafirma como seu o desejo expresso em 1Pedro 3.15: que as pessoas santifiquem a Cristo no seu coração e estejam preparadas para explicar sobre a esperança que têm.

Exercer o Sacerdócio implica formação contínua na fé. Do mesmo modo, as pessoas que ensinam e motivam outras pessoas a exercerem o seu Sacerdócio também precisam de formação.

Para dar cumprimento a estas orientações, 14 dos 15 Seminários de Educação Cristã Contínua, desenvolvem, em 2019, o tema Sacerdócio Geral: dons a serviço da vida. Assim esperamos preparar o povo de Deus para que cada pessoa faça a obra de Cristo, com base no chamado e na singularidade dos seus dons. 

Cat. Daniela Hack | Coordenadora de Educação Cristã da IECLB

 

Metas Missionárias

Uma das ações já existentes na Igreja e que está relacionada à Meta 1 é o Seminário Comunidades Criativas, que busca capacitar lideranças para o trabalho com crianças, adolescentes, jovens e pessoas adultas nas Comunidades da IECLB com vistas ao exercício do Sacerdócio Geral. É oferecido pelos Sínodos, em parceria com a Secretaria da Ação Comunitária. Para 2019, os Sínodos preveem a realização do Seminário nas seguintes datas:

Sínodo Noroeste Rio-Grandense: 13 e 14 de abril, Sínodo Norte Catarinense: 27 de abril, Sínodo Sudeste: 4 e 5 de maio, Sínodo Rio Paraná: 18 e 19 de maio, Sínodo Uruguai: 25 e 26 de maio, Sínodo Vale do Taquari: 29 e 30 de junho, Sínodo Paranapanema: 3 e 4 de agosto, Sínodo Vale do Itajaí: 17 de agosto, Sínodo Planalto Rio-grandense: 24 e 25 de agosto, Sínodo SulRio-Grandense: 31 de agosto e 1º de setembro, Sínodo Nordeste Gaúcho: 14 de setembro, Sínodo Brasil Central: 21 e 22 de setembro, Sínodo CentroCampanha-Sul: 28 e 29 de setembro, Sínodo Espírito Santo a Belém: 5 e 6 de outubro e Sínodo da Amazônia: 25 a 27 de outubro.

Mais informações podem ser obtidas junto aos respectivos Sínodos.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Avaliação do modelo eclesial da IECLB

Desde 1998, a IECLB adotou a estrutura sinodal. A palavra sinodal origina-se no Grego synhodos, que significa juntos no caminho. Na estrutura sinodal, as Comunidades estão vinculadas umas às outras com base em uma identidade confessional e em um propósito comum. As Comunidades (+)



Educação Cristã Contínua

O amor edifica, cura e fortalece a fé!

Irmãs e irmãos! Ao longo da nossa vida, fomos e somos confrontados e confrontadas com muitas e diversas situações de vida. A nossa história é de uma riqueza ímpar de vivências, experiências e aprendizagens. Cada fase da vida carrega características e a sua forma de entender (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br