Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 815

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 16:28

Palavra - Competências Ministeriais

Competência Comunicação

A comunicação é necessária para a vida e a convivência. Viver é, em boa medida, comunicar-se. Relacionar-se com Deus, com as outras pessoas e com o meio ambiente depende de algum tipo de comunicação. A própria religião existe e é mantida em função da comunicação entre Deus e as pessoas. Deus se comunica com seu povo. Jesus Cristo é o próprio Deus feito gente e é a mensagem de Deus para a humanidade.

Especialmente em cargos de liderança, a comunicação exerce papel essencial. Liderança é uma das características necessárias para o Ministério da Igreja. O bom andamento do Ministério com Ordenação depende em grande parte da capacidade de comunicar-se de forma clara, direta e convincente, mas também democrática e respeitosa. A pregação do Evangelho, a administração dos Sacramentos e a visitação, três das mais importantes atribuições ministeriais, necessitam de atos comunicativos para acontecerem e serem apropriadas.

Comunicação no Ministério está vinculada à capacidade de pensar, organizar e difundir ideias, conceitos e experiências bíblicas e relacioná-las com a vida atual. Pessoas que comunicam bem não são apenas aquelas que têm voz boa, linguagem corporal coerente, dicção compreensível, estão atentas a regras de ênfase, da entonação, da pausa e do volume. Isso tudo ajuda e é desejá- vel, mas a comunicação, de fato, marcante é aquela que acontece e é precedida pela empatia, pela solidariedade, pela gentileza, pela presteza, pela simplicidade. De nada adianta dominar grandes métodos discursivos se não houver atenção a estas características.

Podemos recorrer sempre a Jesus e estudar como ele se comunicava. Jesus usava discurso direto (quem o povo diz que eu sou?) e indireto (havia certo homem), falava sobre coisas complexas (Reino de Deus) de forma simples (é como um grão de mostarda), usava exemplos do cotidiano (ovelhas, pessoas, sementes, pássaros). Mais importante: agia de acordo com o que falava. Tinha coerência. Difícil manter a coerência, não é? No entanto, é preciso. 

Cat. Dra. Haidi Drebes | Secretária da Habilitação ao Ministério da IECLB
P. Dr. Mauro Souza | Secretário da Ação Comunitária da IECLB

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Antes de vocês pedirem, o Pai de vocês já sabe o que vocês precisam.
Mateus 6.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br