Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 818

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 01:40

Palavra - Competências Ministeriais

Competência Organização Eclesiástica

Todo convívio social, para que tenha um bom funcionamento, necessita de ordem e de organização, algo como as ‘regras de um jogo’, que indiquem o que se pode e o que não se pode fazer, o que é direito e o que é dever, o que se faz, como se faz e quem faz o que, quais as recompensas e quais as sanções. Onde não existem ordem e organização, o convívio social é desastroso e autodestrutivo. Assim é com uma família, uma escola, uma empresa, uma associação de bairro, um clube, uma cidade, um estado, um país... e também com uma Igreja.

A IECLB se entende como uma manifestação da Igreja de Jesus Cristo e, por isso, entende que a sua natureza é divina e humana. Divina porque é Deus mesmo quem, pelo anúncio do Evangelho, desperta, por graça, a fé e cria a Igreja, que sempre foi, é e será comunitária. Humana porque a vivência comunitária (em Igreja) da fé necessita de organização.

A Igreja de Jesus Cristo, desde o seu princípio no Novo Testamento, e assim também a IECLB, reconhece a necessidade de se organizar e se organiza sob essa mesma marca divina e humana. Divina enquanto baseada na revelação de Deus (Jesus Cristo, testemunhado no Antigo e no Novo Testamento). Humana enquanto elaborada pelo ser humano, em sua liberdade a partir da justificação pela fé.

De forma concreta, a Organização Eclesiástica da IECLB foi elaborada, de forma participativa e democrática, em seus Concílios e está expressa nos seus Documentos Normativos (Constituição, Regimento interno, Estatuto do Ministério com Ordenação, Ordenamento Jurídico Doutrinário e Documentos Orientadores, na Estrutura Eclesiástica e nos Projetos e Propósitos da IECLB - todos disponíveis no Portal Luteranos).

Para o bom convívio comunitário e para o bom exercício do Ministério da IECLB, é necessário que Ministros Ordenados e Ministras Ordenadas, lideranças e membros conheçam estes documentos, saibam lidar com os mesmos, se comprometam com os seus propósitos e se submetam ao que está estabelecido.

Cat. Dra. Haidi Drebes | Secretária da Habilitação ao Ministério da IECLB
Prof. P. Me. Marcelo Jung | Professor na Faculdade Luterana de Teologia (FLT)

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Ó Senhor, tu somente és o Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
2Reis 19.15
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br