Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 833

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 06:53

Formação de Estudantes

Nutrir a espiritualidade

Qual é a importância da água para o peixe no aquário? Qual é a importância do oxigênio para a nossa respiração? Qual é a importância do sol para o planeta? Sim, são de importância vital. Sem a água, sem o oxigênio e sem o sol, tudo perece, assim como perece a vivência de fé do ou da estudante de Teologia que não cuidar da sua espiritualidade.

Quando alguém opta pelo estudo da Teologia e vai para um Centro de Formação, deixa para trás uma experiência vivida. Convive com pessoas totalmente diferentes, mas que têm o mesmo objetivo: preparar-se para atuação ministerial na Igreja. Durante o estudo, aprendem-se línguas difíceis, a saudade da família aperta, o dinheiro é curto, e, por vezes, pequenos escândalos assustam ao estudar a Bíblia seriamente, pois não é bem assim como aprendemos no Culto Infantil.

Espiritualidade é mais que nossa religião, é tudo que gira ao redor da nossa fé. É a busca por viver o amor de Deus entre nós, sob a Palavra de Deus, com Jesus Cristo, em humildade e misericórdia, lutando contra a morte e a injustiça. A partir da nossa espiritualidade é que construímos o modelo de vida que escolhemos viver.

Faz parte da espiritualidade a forma como a expressamos liturgicamente, o que fazemos para nutri-la e aprofundá-la. A  nossa fé não é imutável. Ela muda ao longo da vida. Não a temos pronta no bolso para ser usada em casos de necessidade. A fé é dinâmica, é frágil, sendo atingida por acontecimentos do nosso cotidiano.

Embora a fé seja um presente, como diz o P. em. Dr. Gottfried Brackemeier, ‘É imprescindível esforçar-se pela fé, apropriarse dela, investir suor na sua aprendizagem, mesmo sabendo que não há nada a ser conquistado, mas, sim, recebido’.

Na condição de estudante, é vital orar e meditar na Palavra de Deus, descobrir o jeito de nutrir fé, de construir momentos de solitude e silêncio para restaurar-se e seguir adiante. 

Pa. em. Iára Müller

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Bom é o Senhor para os que esperam por ele, para a alma que o busca.
Lamentações 3.25
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br