Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 836

Quinta-feira, 28 de Janeiro de 2021

Porto Alegre / RS - 06:35

Formação de Estudantes

Estar ao lado de pessoas que sofrem

As vivências na minha Comunidade e também algumas perguntas ligadas à fé e a Deus me trouxeram, em 2015, para São Leopoldo/RS. Dentre as experiências que a Teologia me proporcionou, destaco o meu Estágio, desenvolvido na Associação Hospitalar Moinhos de Vento, em Porto Alegre/RS, junto à Pastoral Ecumênica.

Deste grande desafio, nasceu uma paixão! Estar ao lado de pessoas que sofrem é uma das mais nobres tarefas pastorais. Ao longo do meu Estágio, fiquei responsável por uma Unidade de Internação. Com o passar do tempo, percebi que essa era a minha Comunidade e que os membros dessa Comunidade, além da Equipe Médico Assistencial, eram os e as pacientes e seus familiares.

O P. Daniel Hoepfner, Capelão do Hospital e meu Mentor, e as Irmãs Diaconisas me apoiaram ao longo da caminhada. Na Unidade de Internação, participei dos encontros do Grupo de Familiares, nos quais buscávamos dar suporte para as pessoas que acompanhavam os pacientes, e também dos Rounds Multidisciplinares, nos quais a Equipe discutia casos prioritários.

Nos ofícios, nas meditações e nos diálogos pastorais, fiz uso de muitos conhecimentos adquiridos nos estudos. Aprendi que acompanhar pessoas em um hospital é se colocar ao lado delas. Realizar um atendimento pastoral vai além de ler um texto bíblico, realizar um ofício e fazer uma oração. É segurar a mão de quem sofre, olhá-la nos olhos, estar presente, ouvir com o coração, permitir as suas lágrimas e, por fim, se for o caso, abraçá-la.

Sou grato a Deus e às pessoas que me possibilitaram e me acompanharam nessa caminhada e também por todo o aprendizado ecumênico. Que Deus nos acompanhe e guie as pessoas que cuidam de vidas.

Igon Schreder | Estudante de Teologia na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Dons a serviço do Reino de Deus

O Sacerdócio Geral faz transformações na vida! Sementes são lançadas, adubadas e, no devido tempo, produzem frutos, como é o caso de Adriane Radman, Orientadora de Culto Infantil na Comunidade de São Lourenço do Sul/RS. Na caminhada de fé de Adriane, estão (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A mensagem que Cristo nos deu e que anunciamos a vocês é esta: Deus é luz e não há nele nenhuma escuridão.
1João 1.5
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br