Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 817

Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 01:52

Palavra - Gestão Ministerial

Profissionais: credibilidade e aceitação

Para exercer um papel profissional, precisamos ter credibilidade e aceitação. Mímica, gestos e tom de voz são recursos que ajudam a expressar e reforçar as características inerentes ao papel.

Os nossos interlocutores entendem a mensagem com mais facilidade e a interação flui com menos resistência. São, portanto, recursos fundamentais para a eficácia da comunicação e o alcance das metas. No decorrer do tempo, esses artifícios podem ser percebidos como parte da identidade, gerando familiaridade e credibilidade.

Pode acontecer que algum profissional não consiga se desvencilhar de uma postura inerente a um papel e atue dessa forma em outras situações. Ele mesmo não percebe, mas isso produz estranhamento ou desconforto em outros contextos.

 Em algumas situações, o exercício de um determinado papel pode estar prejudicado por falta de preparo, não identificação, insegurança, entre outros. Quem o exerce, geralmente, percebe que algo não está bem.

Como há expectativa que a atuação tenha êxito, uma das formas de lidar com a situação é intensificar o uso dos recursos posturais, na intenção de reforçar a credibilidade e banir a percepção da inadequação.

Raramente esse caminho é positivo. Há um risco de produzir uma artificialidade que agride a todos, pois o profissional perde o contato consigo, subestima interlocutores – que percebem o excesso e pode ser interpretado como uma caricatura, sem credibilidade nem aceitação. Mais dramático ainda, se isso gerar um círculo vicioso.

P. Dr. Victor Linn | Pastor, Psicanalista e Coach

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Procuremos sempre as coisas que trazem a paz e que nos ajudam a fortalecer uns aos outros na fé.
Romanos 14.19
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br