Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 821

Sábado, 22 de Janeiro de 2022

Porto Alegre / RS - 01:59

Palavra - Gestão Ministerial

Cooperação: cuidado com as diferenças! (parte 2/2)

Expressar diferença de opinião é difícil. Fomos educados e educadas para buscar a harmonia e evitar os confrontos. Isso tornou-se um ideal e uma máxima que regula as relações.

Perdemos, assim, a possibilidade de articular e entender as diferenças como contribuições legítimas e necessárias para criar os consensos que dão sustentabilidade à vida em sociedade.

É necessário esclarecer que acolher diferenças não significa identificar-se com elas, mas reconhecer que, para outrem, elas têm legitimidade.

Entretanto, não acolher diferenças pode gerar uma agressividade tão intensa que é possível perder a empatia, a objetividade e o interesse pela busca de uma solução conjunta. No conflito que se instala, já não importa apenas a imposição da própria perspectiva, mas agredir o ou a ‘oponente’.

O primeiro ataque visa à destruição da sua imagem, pela desmoralização pessoal. Não havendo contenção, um conflito e o ódio podem escalar até o ponto que exigem a destruição do ou da oponente, não importando mais as consequências, mesmo a própria destruição: Juntos para o abismo…

Freud definiu essa energia destrutiva como pulsão de morte e a contrapôs à energia construtiva, agregadora, como pulsão de vida. Ambas constituem uma pessoa e atuam em grupos e sociedades. Elas são dinâmicas e podem ser influenciadas. Com um pouco de observação e autocrítica, é possível identificá-las.

Lideranças têm aqui um espaço e um papel fundamental: incluir e contemplar diferenças como algo positivo é um bom recurso.

P. Dr. Victor Linn | Pastor, Psicanalista e Coach

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Desde o nascer até o pôr do sol, que o nome do Senhor seja louvado!
Salmo 113.3
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br