Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 823

Quarta-feira, 18 de Setembro de 2019

Porto Alegre / RS - 04:49

Palavra - Tema do Ano

Tema e Lema da IECLB em 2019

Em 2018, apresentamos os motivos pelos quais escolhemos Igreja - Economia - Política como Tema do Ano. Segundo Lutero, estas são as três Ordens da Criação de Deus. Cada pessoa está inserida nas três Ordens e é chamada a atuar nas três Ordens. A nossa atuação pode ser compreendida como colaboração com Deus para o melhoramento do mundo. Em 2019, mantemos o Tema do Ano de 2018, mas sob a luz de um novo Lema bíblico: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (Jo 14.27a).

No tempo em que vivemos, as relações estão contaminadas pela polarização. Está cada vez mais difícil a convivência na diversidade. Em meio a essa realidade, a Teologia evangélico-luterana afirma que somos pessoas simultaneamente justas e pecadoras. Ter clareza dessa condição nos ajuda a compreender as dificuldades e os desafios para conviver e promover a paz. Se temos a condição de pessoas pecadoras, carregamos também em comum a marca do Batismo, que nos une a Cristo. Em Cristo, somos um só corpo (1Co 10.17). Reafirmar este princípio evitará que nos percamos em meio a conflitos e contradições.

O Tema e o Lema do Ano nos motivam a agir em colaboração na construção de pontes de aproximação. A partir da fé, entendemos que o caminho não está na polarização, mas na busca para a convivência em favor da paz. Somos porta-vozes do Evangelho, que tem a paz como antítese à onda do ódio. Um dos objetivos do Lema é procurar formas de baixar essa onda, apontando para a paz que recebemos de Deus e sinalizando o que se faz em favor da paz.

A vontade de Deus se traduz no seu desígnio de criar, preservar vida digna e salvar. Nisso se manifesta o amor de Deus. É esse amor que quer a paz. Paz é o alvo. Amor é o meio. Igreja - Economia - Política: diante das Ordens criadas pelo Pai, o Filho afiançou: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (Jo 14.27a).

Presidência da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

A função da Sede da Igreja para a Gestão em rede na IECLB

A IECLB é organizada a partir da Comunidade. A Comunidade existe quando diferentes pessoas (membros) se unem em torno da mesma fé no trino Deus e em torno do mesmo objetivo: vivenciar e testemunhar o Evangelho de Jesus Cristo. Uma Paróquia existe quando uma ou mais Comunidades (+)



Educação Cristã Contínua

Respeito à diversidade: variedade, pluralidade, diferença

O Apóstolo Paulo escreveu: Em um só Espírito, todos nós fomos batizados em um corpo, quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres, e a todos nós foi dado beber de um só Espírito, porque também o corpo não é um só membro, mas muitos. Se disser o pé: porque (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Deus não está amarrado a nenhum lugar e de lugar nenhum se acha excluído.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br