Jornal Evangélico Luterano

Ano 2018 | número 823

Sábado, 06 de Junho de 2020

Porto Alegre / RS - 08:51

Palavra - Tema do Ano

Tema e Lema da IECLB em 2019

Em 2018, apresentamos os motivos pelos quais escolhemos Igreja - Economia - Política como Tema do Ano. Segundo Lutero, estas são as três Ordens da Criação de Deus. Cada pessoa está inserida nas três Ordens e é chamada a atuar nas três Ordens. A nossa atuação pode ser compreendida como colaboração com Deus para o melhoramento do mundo. Em 2019, mantemos o Tema do Ano de 2018, mas sob a luz de um novo Lema bíblico: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (Jo 14.27a).

No tempo em que vivemos, as relações estão contaminadas pela polarização. Está cada vez mais difícil a convivência na diversidade. Em meio a essa realidade, a Teologia evangélico-luterana afirma que somos pessoas simultaneamente justas e pecadoras. Ter clareza dessa condição nos ajuda a compreender as dificuldades e os desafios para conviver e promover a paz. Se temos a condição de pessoas pecadoras, carregamos também em comum a marca do Batismo, que nos une a Cristo. Em Cristo, somos um só corpo (1Co 10.17). Reafirmar este princípio evitará que nos percamos em meio a conflitos e contradições.

O Tema e o Lema do Ano nos motivam a agir em colaboração na construção de pontes de aproximação. A partir da fé, entendemos que o caminho não está na polarização, mas na busca para a convivência em favor da paz. Somos porta-vozes do Evangelho, que tem a paz como antítese à onda do ódio. Um dos objetivos do Lema é procurar formas de baixar essa onda, apontando para a paz que recebemos de Deus e sinalizando o que se faz em favor da paz.

A vontade de Deus se traduz no seu desígnio de criar, preservar vida digna e salvar. Nisso se manifesta o amor de Deus. É esse amor que quer a paz. Paz é o alvo. Amor é o meio. Igreja - Economia - Política: diante das Ordens criadas pelo Pai, o Filho afiançou: Deixo com vocês a paz, a minha paz lhes dou (Jo 14.27a).

Presidência da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Sustentabilidade da Igreja em tempos de pandemia (parte 1/2)

O Conselho da Igreja (CI) ocupouse em reunião virtual, no dia 14 de abril de 2020, com as consequências da pandemia de Covid-19 que assola o mundo inteiro e atinge também a IECLB.   Como resultado da sua reflexão, o CI encaminhou correspondência às (+)



Educação Cristã Contínua

Ação do Espírito Santo

Como Igreja, o nosso chamado missionário se realiza em diversos contextos. O Sínodo Sudeste é desafiado pelas grandes distâncias e pelo isolamento entre Paróquias. No Vale do Paraíba, as Comunidades mais próximas estão, em média, a 100 quilômetros de distância. (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Eu também sou parte e membro dessa congregação, coparticipante e codesfrutante de todos os bens que possui. Pelo Espírito, a ela fui levado e incorporado, pelo fato de haver ouvido e ainda ouvir a Palavra de Deus, que é o princípio para nela se entrar.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br