Jornal Evangélico Luterano

Ano 2019 | número 829

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 17:46

Presidência

Sejamos pessoas hospitaleiras

A hospitalidade é experimentada quando se chega à casa de pessoas sendo recebido com um chimarrão, uma água fresca ou um café. Quando vamos ao Culto, Deus também acolhe amorosamente, pois podemos ouvir a Palavra, receber perdão e renovar a vitalidade por meio da Ceia.

Gênesis 18.1-10 trata sobre a hospitalidade. É na hospitalidade que Abraão se torna o pai de nações. É na hospitalidade que ele acolhe Deus e lhe prepara comida e bebida, ao ponto de ouvir: voltarei a ti, daqui a um ano. Povo hospitaleiro é agradecido. Não seria, então, a hospitalidade a grande característica do povo de Deus? Para Abraão, era um valor como observamos na passagem ouvida. A visita vem caminhando sob o sol do meio dia. Ao se aproximar de Abraão, recebe hospitalidade por meio de calorosa acolhida e alimentos.

Abraão oferece água, comida, descanso. Como um pai, uma mãe que recebe os seus filhos, as suas filhas, assim Abraão recebe aqueles forasteiros. Faz com que eles se sintam à vontade. Ele não faz perguntas, apenas convida e serve. A hospitalidade é movida pelo serviço ao próximo. Quem serve também é servido. Quem serve, serve para participar na história de Deus com o seu povo. Abraão serve e é servido para servir na história da salvação.

Os visitantes eram mensageiros de Deus. Eles anunciam o nascimento do filho esperado e prometido. A fé e a hospitalidade tornam-se características do povo cristão pela história de Abraão. Para fazer parte do povo de Deus, é preciso confiar na promessa de Deus, agir a partir dela, ser uma pessoa hospitaleira. A hospitalidade movida pela fé abre a porta da vida e da casa para as pessoas necessitadas, abandonadas, solitárias, marginalizadas e oprimidas.

A hospitalidade não apenas recebe pessoas, mas nos torna participantes da história da salvação que está sendo escrita por Deus. A hospitalidade cristã não se restringe às relações pessoais e individuais. Outro âmbito em que ela deve ter a sua expressão é a Comunidade Cristã. Como ela se mostra nas nossas Comunidades? A hospitalidade de Deus desafi a a continuar na busca da hospitalidade entre todas as pessoas cristãs, sem restrições, e que seja exemplo para o mundo.

Peçamos a Deus que Ele não deixe apagar, em nossas Comunidades, a chama da hospitalidade, vivamente demonstrada por Abraão e que deve ser inspiradora.

P. Odair Braun | Pastor 1o Vice-Presidente da IECLB e Pastor Sinodal do Sínodo Paranapanema 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
O verdadeiro cristão não vive na terra para si próprio, mas para o próximo e lhe serve.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br