Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 840

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 10:34

Presidência

Quando estou com medo eu confio em ti (Sl 56.3)

Escrevo estas linhas nos dias da enchente no Vale do Rio Taquari/RS. A grande quantidade de chuva em curto espaço de tempo empurrou pessoas para fora das suas casas em meio à pandemia do Covid-19 e do inverno rigoroso.

Rios que naturalmente abastecem povoados, saciando a sede de pessoas e animais e regando as plantações, agora causam destruição, angústia e perda. A nossa oração e a nossa solidariedade se dirigem às vítimas desta grave situação.

Quando criança, eu ia com frequência a um rio. Lembro da fascinação de acompanhar com os olhos a correnteza e os redemoinhos que se formavam.

Na época, rio era sinônimo de perigo. Havia muito mistério debaixo daquelas águas turvas. Talvez o medo tenha me impedido de aprender a nadar, por isso me contentava em banhar-me no raso, na segurança, perto daquilo que conhecia.

Hoje, que tipo de rio atravessamos em nossas vidas? São rios de águas rasas ou águas profundas? Limpas ou turvas? Como essas águas nos encontram e como elas nos deixam? Há algo que a experiência de passar pelas águas turvas de uma pandemia pode nos ensinar?

Continuaremos a viver as nossas vidas no raso, no conforto daquilo que conhecemos e conseguimos enxergar ou aprenderemos a nos banhar também em águas mais profundas?

As profundezas trazem incertezas, dúvidas e, até mesmo, perigos. Não é possível enxergar tudo o que tem lá, mas, talvez, justamente lá encontraremos situações e pessoas que não são visíveis nas águas rasas. É preciso ir até as profundezas, porque tem muita gente vivendo lá.

Não precisamos ter medo, pois a fé nos dá a confiança necessária, como diz o salmista. Além disso, no Batismo, recebemos água da vida. Fica o convite para vivermos as nossas vidas da melhor forma que pudermos, na tranquilidade das águas rasas e na aventura das águas profundas.

P. Dr. Mauro Souza | Pastor 2º Vice-Presidente da IECLB e Assessor para Missão Global e Ecumenismo 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Jesus Cristo diz: Eu sou a luz do mundo; quem me segue nunca andará na escuridão, mas terá a luz da vida.
João 8.12
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br