Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 793

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 10:32

Sustentabilidade

Na realização das ações do PAMI, vemos como podemos ser Igreja Luterana

   Desde o seu início, na década de 70, com o atendimento pastoral itinerante a algumas famílias na região de Pindamonhangaba, Campos do Jordão, Taubaté e São José dos Campos, até a consolidação da mesma como Paróquia, em 2003, a missão luterana na região do Vale do Paraíba /SP tem sido caracterizada pelo caminhar solidário e missionário. A própria formação comunitária foi e tem sido uma ação missionária da União Paroquial de São Paulo por meio das suas Comunidades, dos seus Ministros e das suas Ministras, por isso podemos dizer que somos frutos da Missão de Deus no contexto do Sínodo Sudeste.

   Entretanto, a missão na e da Paróquia tem os seus desafios constantes: (1) a pulverização das poucas famílias/membros em uma grande área de atuação geográfica, que abrange todo o Vale do Paraíba, parte da Serra da Mantiqueira e Litoral Norte de SP; (2) a dinâmica do contexto urbano; (3) a pouca identidade dos membros com a cidade em que moram; (4) a falta de recursos financeiros. Tais questões comprometem ações comunitárias e maior envolvimento dos membros. Por outro lado, elas geram a necessidade de um Planejamento Estratégico e Missionário que vise à Sustentabilidade

“Recursos  nanceiros são re exos de uma Comunidade viva e ativa na Missão de Deus”, destacou o P. Marcus David Ziemann, Ministro na Paróquia no Vale do Paraíba, em São José dos Campos/SP, no Sínodo Sudeste*

   Foi por isso que, a partir de 2011, a Paróquia Luterana no Vale do Paraíba iniciou a implementação do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), com o desejo de ser uma Comunidade com membros envolvidos e comprometidos com atitudes e comportamentos atrativos, inclusivos e ações sociais (diaconais) que vivam e propaguem o Evangelho em família, Comunidade e sociedade, respeitando toda a Criação e promovendo a paz, a justiça e o amor que dignifi cam as pessoas.

   Seguindo a proposta da IECLB, uma equipe de planejamento foi formada na Comunidade de São José dos Campos a fim de aplicar o Plano. Conceitos foram estudados, necessidades e valores foram levantados, uma consulta aos membros foi realizada e metas e ações foram definidas. Nesse processo de desenvolvimento do PAMI, logo percebemos que o trabalho de planejamento e de busca por Sustentabilidade necessitaria de constante avaliação, contínuo suporte, envolvimento comunitário e busca por metodologias aplicáveis a cada contexto em sua particularidade.

   Hoje, após quatro anos de aplicação do PAMI, vemos crescimento na participação dos membros na vida da Comunidade e dos seus Pontos de Pregação, bem como envolvimento dos mesmos em ações e grupos a partir dos seus dons.

  Verificamos, ainda, o surgimento e a capacitação de novas lideranças, a implementação de trabalhos na área com famílias, casais, adolescentes, crianças e mulheres, além da criação de novos grupos de estudo, comunhão e música.

   Desenvolver e dar continuidade ao PAMI não é fácil. Exige dedicação e comprometimento com a causa do Reino de Deus. No entanto, a cada passo dado, vislumbramos um sonho a ser realizado. Na realização das ações planejadas e aplicadas, vemos como podemos ser Igreja Luterana. Dessa forma, Sustentabilidade não depende somente de recursos financeiros, mas estes são reflexos de uma Comunidade viva e ativa na Missão de Deus.  

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Nós não anunciamos a nós mesmos. Nós anunciamos Jesus Cristo como o Senhor.
2Coríntios 4.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br