Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 796

Sábado, 24 de Julho de 2021

Porto Alegre / RS - 23:27

Sustentabilidade

Sustentabilidade: empenho com a Missão e cuidado com a Criação de Deus

   Ao falar sobre Sustentabilidade, nos referimos ao Planejamento Missionário, à capacitação de Diretorias e de Presbitérios, ao empenho para prover os meios necessários para o desenvolvimento da missão e ao cuidado com a Criação de Deus.

   No final de 2015, com a assessoria do P. Altemir Labes, Secretário Adjunto de Missão e Diaconia, e do P. Dr. Emilio Voigt, então Assessor de Formação do Sínodo Vale do Itajaí, foi elaborado o novo Planejamento Missionário do Sínodo. O Planejamento anterior, que tinha ações e atividades previstas até o final de 2015, teve 80% das suas metas alcançadas. No Seminário de Planejamento Sinodal, aconteceu, simultaneamente, o preparo de lideranças paroquiais para dirigirem os processos de Planejamento nas suas Comunidades. A realização do Planejamento em Comunidades, Paróquias, Uniões Paroquiais e Setores de Trabalho é uma constante ocupação e tem trazido luz para a caminhada da Igreja.

“A nossa responsabilidade exige transparência no trato dos recursos sagrados advindos das ofertas dos membros”, frisou o P. Breno Carlos Willrich, Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí

   O Sínodo, por meio da Diretoria do Conselho, do Pastor Sinodal, do Pastor Vice-Sinodal e da sua equipe administrativa, tem se ocupado intensivamente com a preparação das lideranças em relação às questões administrativas e financeiras. Visitas às Secretarias Paroquiais, contatos com os Escritórios de Contabilidade, Encontros Setoriais de Lideranças e Reuniões com Diretorias Paroquiais na Sede Sinodal fazem parte de um roteiro de atividades que promovem este preparo. As demandas da legislação são cada vez maiores, as decisões conciliares e as diretrizes da Igreja precisam ser conhecidas e absorvidas e o entendimento correto a respeito do envio de ofertas e dízimos, além da clareza na aplicação dos mesmos é pauta diária. Entendemos que a nossa responsabilidade exige transparência no trato dos recursos sagrados advindos das ofertas dos membros.

   Prover os meios necessários para a manutenção da missão nos fez abraçar a causa da construção de uma Sede Sinodal, que contará com auditório para reuniões, sede administrativa e apartamentos para moradia de Pastor ou Pastora Sinodal e Ministro ou Ministra na área de formação. A Sede atual é cedida pela Comunidade Blumenau Centro e as moradias dos Ministros são alugadas. Para a construção, contamos com o apoio de pessoas físicas, de verbas do orçamento sinodal e de doações das nossas Comunidades e das nossas Paróquias.

   Ao falar em Sustentabilidade, citamos ainda o Projeto Ambiental Galo Verde, que promove conscientização ambiental e ações com as Paróquias, as Comunidades e as Instituições da Igreja, visando à diminuição da nossa pegada ambiental. As ações incluem o trabalho de conscientização, o levantamento de dados sobre consumo de água, energia elétrica, destinação de resíduos e a definição de metas para a diminuição de impactos ambientais.

   Também na construção da Sede Sinodal estamos considerando critérios de Sustentabilidade, tais como tratamento dos resíduos, aproveitamento de água da chuva para fins diversos e da energia solar para o aquecimento da água e a produção de energia elétrica. 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Crer significa fixar o olhar firme e continuamente em Cristo.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br