Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 799

Domingo, 25 de Julho de 2021

Porto Alegre / RS - 01:08

Sustentabilidade

Especial Concílio 2016 - Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI)

   O contexto no qual a Igreja realiza a sua missão mudou e essa mudança cobra novas posturas, novos modos de presença no mundo, uma maneira de agir que articule a espontaneidade das nossas iniciativas missionárias com o planejamento estratégico.

   Com o lançamento do texto-base do Plano de Ação Missionária da IECLB (PAMI), o planejamento da missão da Igreja ganhou um novo impulso em todos os seus níveis.

   O texto-base do PAMI apresenta a missão como o gesto apaixonado de Deus pela humanidade, desde a criação do mundo, passando por todas as iniciativas divinas de mostrar o seu amor às pessoas, culminando com a morte e a ressurreição de Jesus, seu Filho, e a manifestação do Espírito Santo, que, ainda hoje, chama, capacita e envia para testemunhar o amor de Deus como Comunidades Missionárias.

A missão de Jesus é a vivência do amor na forma do serviço humilde, amoroso, acolhedor e inclusivo, destaca o texto-base

   Esse documento parte da descrição dos contextos mais amplos da ação, passando pela fundamentação bíblico-teológica e os seus desdobramentos em quatro grandes eixos:

   - Evangelização - essa dimensão tem no anúncio do Evangelho, que se dá por meio do testemunho missionário da fé, a evangelização como o seu foco. A evangelização, embora não exclua outras dimensões da missão, concentra-se na exposição explícita e intencional do Evangelho, visando a uma resposta pessoal de fé e ao ingresso no discipulado cristão vivido em Comunidade.

   - Comunhão - a comunhão cristã alude ao fato que Deus é, antes de tudo, comunhão viva e relação dinâmica movida pelo infinito amor divino. A Igreja que brota da ação missionária e redentora de Deus tem a comunhão na sua essência. A edificação de Comunidades missionárias em nosso meio passa pela conscientização de que a clareza do testemunho verbal do Evangelho deve encontrar correspondência na qualidade da comunhão comunitária, diz o texto-base.

   - Diaconia - a dimensão comunitária corresponde à dimensão diaconal da missão. É Deus que, em sua missão, vêm ao mundo, em Jesus Cristo, e nos serve. A missão de Jesus é a vivência do amor na forma do serviço humilde, amoroso, acolhedor e inclusivo, destaca o texto-base. O fundamento da diaconia está em que Deus nos serve, por isso servimos. O nosso servir e todas as nossas ações são fruto do amor de Deus em nós.

   - Liturgia - a missão também tem uma dimensão litúrgica. Refere-se ao culto comunitário, mas também a todas as formas de celebrar o amor de Deus no mundo, sendo a liturgia o serviço a Deus.

   O documento também oferece reflexões sobre temas transversais à missão, procurando dar indicativos do lugar, dos fundamentos e das implicações gerais da nossa ação missionária, visando ao planejamento de ações nas áreas da Formação (Educação cristã), da Sustentabilidade e da Comunicação.

   Em última instância, visa a cumprir o artigo terceiro da Constituição da IECLB: Em obediência ao mandamento do Senhor, a IECLB, por meio das suas Comunidades, tem por fim e missão: I - propagar o Evangelho de Jesus Cristo; II - estimular a vivência evangélica pessoal, familiar e comunitária; III - promover a paz, a justiça e o amor na sociedade; IV - participar do testemunho do Evangelho no País e no mundo.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Não existe nada de tão bom e nada de tão ruim que Deus não poderia usar para me fazer o bem, se eu confio Nele.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br