Jornal Evangélico Luterano

Ano 2020 | número 843

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 18:41

Unidade

XXXII Concílio da IECLB (Virtual) 23-25 de outubro de 2020

Com gratidão e alegria chegamos a mais um Concílio da Igreja, o 32º da história recente da IECLB. Muitas pessoas que vieram antes de nós vivenciaram a fé nesta Igreja e testemunharam a Palavra de Deus, cuja mensagem central é a salvação por graça mediante a fé em Jesus Cristo. Agradecemos a Deus pelas dádivas que tem concedido à IECLB e às pessoas que nela foram batizadas ou que a ela se integraram para viver comunitariamente a sua fé.

Neste ano, o Concílio tem como sede a cidade de Cacoal/RO, no Sínodo da Amazônia. Estava previsto um grande encontro para celebrar os 50 anos da presença da IECLB na região amazônica. Ministras, Ministros e lideranças do Sínodo já faziam preparativos para o Concílio e para o Dia Sinodal da Igreja. Em virtude da pandemia do Covid-19, o Concílio acontece por meio de uma plataforma de videoconferência.

Esse é o primeiro Concílio em que não compartilhamos o mesmo ambiente físico, desfrutando da companhia de irmãs e irmãos, diálogos edificantes, encontros, abraços e conversas nos corredores. Não celebramos a Ceia do Senhor, mas a nossa comunhão permanece. O Espírito de Deus se faz presente de muitas formas e nos agracia com a Palavra, que independe de tempo e espaço. 

Uma das bênçãos da IECLB é a sua diversidade de pensamentos, visões, compreensões, mas o Evangelho nos une. A Missão de Deus é maior que as nossas diferenças. Neste momento difícil, precisamos de união. Desde o início de 2020, enfrentamos uma pandemia, o que tem trazido dor, sofrimento, insegurança, ansiedade e morte. Nesta situação, a Igreja é chamada a assumir a incumbência que recebeu de Jesus Cristo: ser sal e luz no mundo (Mt 5.13-14).

Há muito sofrimento gerado por morte, luto, inseguranças sociais, políticas, econômicas. O Covid-19 tem exigido de nós criatividade, disposição para adaptação e inovação, além da fé e perseverança. Diante das mudanças e incertezas, a Igreja precisa remodelar o seu planejamento e a sua forma de ação. Além disso, precisa se manter como um porto seguro, no qual as pessoas podem encontrar refúgio. Se tudo parece ruir e parece incerto, a Igreja é o lugar em que as pessoas encontram segurança e esperança na vivência evangélica.

A impossibilidade de encontros presenciais gerou uma bonita avalanche de iniciativas de pregação, oração e estudos bíblicos pelos meios eletrônicos. Agradecemos a Ministras e Ministros, suas famílias, lideranças e a cada pessoa que viveu o seu Batismo, dando testemunho do Evangelho neste tempo difícil. A pandemia ainda não passou! É necessário exercitar solidariedade com as pessoas que sofreram e sofrem por diferentes motivos.

Refletimos e agimos na certeza que Deus usa as pessoas e as Igrejas para concretizar a sua Missão. A Presidência entende que o trabalho em toda a IECLB é realizado com dedicação e transparência para a glória exclusiva de Deus. Seguimos em frente, tendo em mente o retorno gradual de atividades presenciais e a continuidade dos novos formatos de comunicação.

Quando celebrarmos 200 anos de presença em terras brasileiras, no ano de 2024, queremos olhar para trás com a convicção que sempre agimos fundamentadas e fundamentados na Palavra de Deus e que cada pessoa na IECLB possa dizer com certeza: Até aqui me trouxe Deus, guiou-me com bondade. Ele amparou os passos meus com graça e fieldade. Até aqui me protegeu, perdão e paz me concedeu, conforto e alegria (LCI 470).

Pa. Sílvia Genz | Pastora Presidente da IECLB e P. Marcos Bechert | Secretário Geral da IECLB 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Tudo o que está nas Escrituras foi escrito para nos ensinar, a fim de que tenhamos esperança por meio da paciência e da coragem que as Escrituras nos dão.
Romanos 15.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br