Jornal Evangélico Luterano

Ano 2012 | número 748

Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Porto Alegre / RS - 10:40

Unidade

Lutero - Reforma: 500 anos

P. Dr. Martin Norberto Dreher, cursou Teologia na Faculdades EST, em São Leopoldo/RS, doutorou-se em História da Igreja pela Ludwig-Maximilians Universtät, em Munique, foi Professor de Teologia e atuou no Pastorado de várias Paróquias da IECLB. Com diveras obras vinculadas à história da Reforma do século XVI, história da Igreja na América Latina, além de história da colonização e imigração na América Latina, principalmente germânica, também foi Professor de História na Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), em São Leopoldo


   Em 1947, o Teólogo metodista Philip S. Watson escreveu uma introdução à Teologia de Lutero, à qual deu o título Deixai Deus ser Deus! Com essa expressão, estava dando nova versão à explicação dada pelo reformador ao primeiro mandamento do Decálogo: ´Devemos temer e amar a Deus e confiar nele sobre todas as coisas´. Palavra-chave para entendermos a fé cristã é o conceito ´revelação´. Nela está dito como podemos ficar sabendo de Deus. Em 1518, Lutero afirmou que quem procura entender Deus a partir das coisas criadas, da Criação, não o entende corretamente. Só consegue entender Deus quem o compreende a partir do seu rosto voltado visivelmente para o mundo, no sofrimento e na cruz. A nós, humanos, sempre parece mais fácil entender Deus a partir do seu rosto voltado visivelmente a partir da Criação, imponente. Aqui, o lado oculto de Deus, o seu poder, a sua sabedoria, a sua justiça e a sua bondade se tornam claramente visíveis. Pelo menos é o que pensa o ser humano quando estuda as leis da natureza ou a própria história: sempre de novo se depara com Deus.
   Lutero não nega de todo essa possibilidade. De fato, o ser humano deveria poder reconhecer Deus quando observa as suas obras. Contudo, Lutero vai acompanhar o apóstolo Paulo quando esse reflete sobre a situação dos gentios, dependentes de uma revelação natural: ´Tendo-se por sábios, tornaram-se loucos´ (Romanos 1.22). A tentativa de conhecer Deus a partir da Criação mostra-se enganosa. Quem a segue engana-se a si mesmo. Lutero a designa de ´Teologia da glória´. Ela não corresponde à intenção de Deus. Quem, então, corresponde à intenção de Deus? Aquele que reconhece o Deus visível e voltado para o mundo, assim como se torna perceptível sob sofrimento e cruz. Essa afirmação nega a anterior e permite que se verifique o que ensina a fé cristã a partir da revelação de Deus em Jesus Cristo. Deus quer ser reconhecido no sofrimento e na cruz de Jesus.
O sofrimento e a cruz de Jesus põem fim a toda a especulação acerca de Deus. Não devemos especular acerca dos mistérios de Deus, pensa Lutero. Eles são impenetráveis. Deus não se dá a conhecer através dos seus mistérios, mas de maneira visível. Quando Deus se revela, não nos possibilita grandes especulações, mas leva-nos a toda a profundidade da miséria humana. Como Deus mostrou o seu rosto na profundidade da miséria humana, temos condições de falar a seu respeito. Deus se revelou em Jesus Cristo, em sua vida, paixão, morte e ressurreição, por isso podemos falar a seu respeito, por isso sabemos onde encontrá-lo.
   Na cruz de Jesus, percebemos a humanidade de Deus, a sua fraqueza, a sua loucura. Assim ele quer ser encontrado. Ela é o que Deus revelou aos seres humanos a seu respeito. Com isso, ele não quis negar que seja possível um conhecimento de Deus a partir da natureza, da Criação. No entanto, quando tomamos esse ponto de partida, ainda não estamos falando daquele Deus do qual fala a fé cristã: o Deus presente em Jesus Cristo. Quem quer deduzir Deus da Criação confia em si mesmo, em sua intuição e perspicácia e não deposita sua confiança em Deus. Ele próprio estabelece o critério do conhecimento de Deus ao invés de aceitar o critério por Ele estabelecido: a cruz. Foi decisão livre e soberana de Deus querer ser reconhecido a partir do sofrimento, querer sabedoria que brota do sofrimento visível. Deus quer que o adoremos como aquele que está oculto no sofrimento. Para isso, Lutero baseou-se em 1Coríntios 1.21: Pois Deus, na sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que creem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de ´louca´. Conhecimento autêntico de Deus só ocorre quando Deus dá ao que crê aquilo que lhe quer mostrar, deixando Deus ser Deus, assim como Ele o quer. Daí resultam as quatro afirmações categóricas de Lutero em relação a Cristo, à fé, à graça e à Escritura. Sobre elas vamos refletir no Jornal Evangélico Luterano.
  A estrela-guia do pensamento de Lutero é que a Escritura é a mensagem acerca do Cristo crucificado. Ele é o Senhor e o centro de toda a Escritura. Sem Cristo e a sua cruz não se consegue entender a Escritura. Ele é o sol e a verdade da Escritura. É a cruz que nos possibilita a compreensão da palavra de Deus.
  Lutero acentua que Cristo vem a nós pela fé, por meio da pregação do Evangelho. Tudo isso, contudo, é ação de Deus. É Ele quem produz a fé e nos torna acessíveis ao Evangelho, por obra do Espírito Santo. Nada é resultado do esforço humano. Assim, no centro do seu pensamento está o falar sobre Cristo. Essa afirmação não é consequência da piedade da sua família. Em sua juventude, viu uma imagem de Cristo esculpida em arenito: Cristo está sentado sobre as nuvens ou sobre o arco-íris para julgar os vivos e os mortos, por isso tem em sua boca uma espada de dois gumes e dos seus olhos saem raios chamejantes. Desde então, Cristo pareceu-lhe tão severo como Deus. Lutero não via em Jesus o amor do Deus que perdoa, mas somente a mensagem do juiz severo.
  Entre 1513 e 1515, Lutero passou a ter uma nova compreensão da pessoa de Cristo. Nesse período, ele passou a entender os conceitos justiça e santificação não mais como exigência, mas como dádiva de Deus que é aceita em/na fé. A temática do significado de Cristo para a vida do que crê levou Lutero a interpretar a Bíblia em trilho diverso daquele trilhado pela Teologia de seus contemporâneos. A Bíblia ensinou-o a compreender a cruz de Cristo de maneira nova. O amor de Deus e a ira de Deus revelam-se simultaneamente nela, sem que um elimine o outro. Deus não tolera o pecado. Ele o castiga em sua ira. O que pretende, contudo, não é o castigo, mas a vida do pecador. O objetivo final de Deus é o amor. A sua ira lhe está submetida. Essa imbricação de ira e amor divinos, Lutero vê no crucificado. Podemos verificá-lo na vida de Jesus. Na cruz, o Filho amado de Deus assume sobre si a ira de Deus em nosso favor e nós somos beneficiados pela revelação da ira e do amor de Deus. Jesus é a dádiva de Deus em nosso favor, por isso ele é a nossa vida e a nossa bem-aventurança. Cristo, o juiz, carregou sobre si o juízo.
   A concepção de que o ser humano pode apresentar ou oferecer compensação por causa da sua culpa está presente em quase todas as religiões. Como culpa pode ser redimida ou compensada? Também no cristianismo surgiu e continuam surgindo sistemas de compensação. Tais sistemas de compensação acabam por encobrir o Evangelho. Neles, o ser humano quer ele próprio reconciliar-se com Deus. Deve trabalhar para que Deus se lhe torne propício. Nesse sentido, o ingresso em um mosteiro era visto como o maior sacrifício humano possível na busca por tal reconciliação. Foi o que também Lutero fez. No entanto, ao deparar-se com Romanos 3.28, teve acesso ao centro do Evangelho: ´Concluímos, pois, que o ser humano é justificado pela fé, independentemente das obras da lei´. O sofrimento de Cristo em nosso favor é obra única e exclusivamente de Deus. Lutero foi ainda mais adiante: também a apropriação da salvação é obra exclusiva de Deus. A nossa fé nada pode contribuir para o que Cristo fez por nós em seu sofrimento por nós e por nossa causa. A ação humana em nada contribui para a obra redentora de Deus. Ela é dele e só dele!
   Lutero também dá novo sentido à reconciliação. Geralmente, entendemos por reconciliação e sacrifício a dádiva que trazemos até Deus para que Ele mude de opinião em relação a nós. Para Lutero, isso é ofensa a Deus. O amor de Deus já está presente em tudo. Jesus não provoca uma mudança na postura de Deus. Ele já é mudança da postura de Deus. Ele já é consequência do amor de Deus. A sua pessoa e a sua obra são ato de Deus.
   Assim, em Cristo, Deus está lutando por nós, tão grande é o seu amor. Lutero percebeu Cristo lutando com o diabo e com todos os tiranos que nos querem afastar de Deus. Ele trava essa luta em favor do ser humano no ser humano. A finalidade da obra de Cristo é a nossa justificação. Lutero não consegue ver a morte e a ressurreição de Jesus apenas como fatos do passado. Morte e ressurreição são presente. Isto é, todos os cristãos estão envolvidos na morte e na ressurreição de Jesus. Morte e ressurreição de Jesus são fato único, mas Gólgota, onde Jesus morreu, não é mero fato histórico: de nada vale, se creio que Cristo uma vez existiu, morreu e ressuscitou. O significado de Cristo depende totalmente do fato que, neste exato instante, ele é meu Senhor e Redentor, que me está remindo da morte e do temor do inferno.
   ´Creio que Jesus Cristo, verdadeiro Deus, nascido do Pai desde a eternidade, e também verdadeiro homem, nascido da Virgem Maria, é meu Senhor, que me remiu a mim, homem perdido e condenado, me resgatou e salvou de todos os pecados, da morte e do poder do diabo, não com ouro ou prata, mas com seu santo e precioso sangue e sua inocente paixão e morte, para que eu lhe pertença e viva submisso a ele, em seu reino, e o sirva em eterna justiça, inocência e bem-aventurança, assim como ele ressuscitou da morte, vive e reina eternamente. Isso é certissimamente verdade´ (Martim Lutero).
 

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 3/3)

Desafios Com base nas atividades que estão sendo realizadas e considerando o cenário atual, a Coordenação de Educação Cristã (CEC) vislumbra os seguintes desafios para a efetivação da Meta Missionária 1 (Áreas de prioridade (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
A intenção real de Deus é, portanto, que não permitamos venha qualquer pessoa sofrer dano e que, ao contrário, demonstremos todo o bem e o amor.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br