Jornal Evangélico Luterano

Ano 2016 | número 795

Segunda-feira, 12 de Abril de 2021

Porto Alegre / RS - 03:06

Vai e Vem - Testemunho

MISSÃO: não arrecadação

   “Desde 2008, a oferta para a Campanha Nacional de Ofertas para a Missão Vai e Vem tem apoiado muitas iniciativas que favorecem a partilha do Evangelho, a reconciliação entre Deus e as pessoas, bem como entre as pessoas e delas com a Criação. A Campanha nos dá a oportunidade, mediante a generosidade, de exercer o cuidado das pessoas umas com as outras”, destacou a Pa. Marlei Adam Arcari, Coordenadora da Vai e Vem no Sínodo Uruguai

   O texto do Evangelho de Mateus 9.35-38 nos fala sobre como Jesus fez missão entre as pessoas: presente, motivando para a fé, o amor e a solidariedade.

   A postura de Jesus, a sua compaixão, não é um gesto sentimentalista, reflexivo e passivo. Ele observa as pessoas, a sua dor, a sua tristeza e descobre que elas estão perdidas, abandonadas, ou seja, não têm alento nem ânimo de vida. Desta maneira, ele revela que as pessoas estão prontas, como uma lavoura para a colheita, mas faltam trabalhadores. Falta alguém que devolva o ânimo, a esperança para reconstruir a dignidade. Jesus devolveu a dignidade, a autoestima, a beleza e o prazer de viver, libertando da opressão social, religiosa e física.

   Como podemos nós, pessoas cristãs, em meio a este mundo, cheio de pessoas sem alento nem ânimo, fazer missão, ou seja, resgatar os perdidos? A Comunidade pode ser um local de construção de autoestima, de valorização das diferenças, de capacitação – não para viver em um grupinho apenas, mas para enxergar as dores do mundo, o desalento das pessoas e pôr as mãos à obra. Como eu disse: mãos à obra!

   Neste ano, o Sínodo Uruguai tem como objetivo formar líderes em todas as Comunidades para serem multiplicadores da Campanha. Assumir a Missão de Deus exige dedicação e recursos financeiros. A Vai e Vem tem sido uma forma concreta dos membros participarem na Missão de Deus por meio da IECLB, por isso as Comunidades encontraram diversas maneiras para se engajar na Vai e Vem. A OASE da Comunidade de Chapecó/SC, por exemplo, motivada pelo Evangelho, realizou, em 2015, a chamada ‘Padaria’. As mulheres prepararam diversas guloseimas, como cucas, quiches, strudels, sonhos, pães, etc., vendidas para as pessoas da Comunidade e fora dela. Outro exemplo vem da JE e dos Confirmandos, que promoveram a ‘Noite da Pastelada’ e doaram todo o lucro para a Campanha. O desafio é motivar os grupos da Comunidade a encontrarem soluções para a missão fora da Comunidade.

   Tudo o que vocês fizerem ou disserem, façam em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus, o Pai (Colossenses 3.17). 

   No Sínodo Uruguai, a Campanha de Missão da IECLB tem auxiliado de forma especial a manter um Ministro na área da Formação e Diaconia e a edição de material de formação para adultos e crianças Palavra de Deus.

   Na Paróquia de Mondaí/SC, foram confeccionados cofrinhos de bambu para todas as Comunidades e, nos encontros comunitários, é oferecida a possibilidade de ofertar para a Campanha Vai e Vem.

Ultima edição

Edição impressa para folhear no computador


Baixar em PDF

Baixar em PDF


VEJA TODAS AS EDIÇÕES


Gestão Administrativa

Ser Igreja de Jesus Cristo em contexto de pandemia

Em perspectiva de balanço do ano que passou, compartilhamos, de forma adaptada e atualizada, partes da Carta Pastoral da Presidência, de Pastoras e Pastores Sinodais, publicada em agosto de 2020. A partir de março de 2020, passamos a conviver com a pandemia do Covid-19, (+)



Educação Cristã Contínua

Igreja que valoriza o Sacerdócio Geral (parte 2/3)

Ao avaliar os principais avanços do último biênio, as três formas de atuação apresentadas no item anterior se unem às grandes ações estratégicas coordenadas pela Coordenação de Educação Cristã (CEC): - O Amigo das (+)

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc
Se a Palavra desaparecer, o mundo fica escuro. Aí ninguém mais sabe onde se abrigar.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br