Acampamento Jovem CMI 2006

Reunindo pessoas para fazer a diferença

15/07/2005



O Acampamento Jovem terá lugar em Porto Alegre, Brasil, de 14 a 23 de Fevereiro 2006 sob o tema ‘Deus, em tua graça, transforma o mundo’ durante a Assembléia do CMI.
________________________________________


Objetivos do Acampamento

O objetivo do Acampamento será promover uma oportunidade aos jovens da América Latina de participar ativamente da vida da Assembléia do CMI; contribuir a sonhar e imaginar o futuro e também o fortalecimento das redes ecumênicas de jovens.

Esta é uma iniciativa dos anfitriões brasileiros para oferecer um espaço aos jovens latino-americanos que queiram assistir a Assembléia. O Acampamento Juvenil estará situado no Centro Esportivo da Pontifícia Universidade Católica (onde também transcorrerá a Assembléia) e participarão 250 jovens. Destes 250 jovens, 150 participantes serão do Brasil e 100 de outros países da América Latina. 

A participação juvenil no acampamento está sendo organizada pelo CMI, o CLAI e o GT Jovens local da Assembléia em Porto Alegre. A data limite para inscrição ao Acampamento é o dia 1º de Setembro, 2005.

O que o Acampamento oferecerá 

Os participantes do Acampamento Juvenil não terão um programa separado ou paralelo ao da Assembléia do CMI. As atividades diárias da Assembléia, incluindo as celebrações da manhã e da tarde, os estudos bíblicos, as plenárias, a celebração com as igrejas da América Latina, os diálogos ecumênicos, o Mutirão e outros eventos públicos estarão abertos aos participantes do Acampamento.

O CMI cobrirá os gastos de hospedagem e alimentação e se espera que os jovens e suas igrejas assumam os gastos com transporte. Se os jovens que vão ao acampamento organizam alguma atividade no Mutirão (seminário, exposição, contribuição artística/cultural) podem requerer subsídios para a passagem, levando em conta que os recursos disponíveis são bastante limitados. Na América Latina será dada prioridade ao jovens que vêem de países mais distantes do Brasil e aos que realmente se empenharem para juntar/mobilizar recursos. Queremos que a participação dos jovens na Assembléia seja o resultado de uma atitude de compromisso e trabalho.

O que os participantes poderão fazer no Acampamento? Entre outras coisas:

o Orar juntos com todos os participantes da Assembléia nas celebrações da manhã e da tarde como parte da comunidade da Assembléia e participar dos cultos ao meio dia.
o Participar do Estudos Bíblicos diários sobre o tema da Assembléia.
o Participar ativamente em reflexões e discussões durante a Assembléia.
o Compartilhar e trocar experiências com outros jovens de todo o mundo.
o Participar de alguns dos 15 seminários organizados a cada dia entre as 12h30 e 15h.
o Assistir a seminários sobre formação ecumênica (para os que são novos – e não tão novos – no ecumenismo).
o Celebrar e estar juntos na América Latina, participando de programas de música, dança e teatro, e juntando-se a juventude brasileira no Espaço Jovem.
o Participar do Espaço das Mulheres que está sendo organizado pelo GT local de mulheres no Brasil.
o Acompanhar as plenárias da Assembléia sobre justiça econômica, unidade, pluralismo religioso, Década para Superação da Violência, América Latina e o tema: Deus, em tua graça, transforma o mundo, e igualmente das sessões administrativas.
o Participar dos Diálogos Ecumênicos sobre diversos temas de interesse.
o Participar do culto em igrejas brasileiras e da celebração latino-americana no Domingo. Sugerimos que consultem a página da Assembléia na internet: www.wcc-assembly.info onde encontrarão todas as informações sobre a Assembléia em diferentes idiomas.
o Ver as exposições preparadas por igrejas, redes, organizações ecumênicas, seminários e muitas outras organizações.
o Ter a oportunidade de conhecer teólogos renomados, ativistas cristãos de base e muitos outros de todo o mundo.
Critérios de participação
• Ter participação ativa em sua igreja, comunidade eclesial ou organização.
• Ter compromisso ecumênico.
• Ser proposto ou respaldado por uma igreja, organização relacionada com as igrejas, um organismo ecumênico reconhecido pelo CMI ou CLAI. O respaldo deveria ser explicitado através de carta que pode ser enviada por correio eletrônico.
• Ter sensibilidade de gênero.
• Estar disposto a cuidar e proteger a integridade física e espiritual de outros participantes do Acampamento. Estar disposto a contribuir para criar uma comunidade de companheirismo, amizade e colaboração mútua durante o Acampamento.
• Estar disposto a aceitar os critérios de organização prática do Acampamento com respeito a horários, etc.
• Estar aberto ao intercâmbio de idéias e de experiências. 

Pedido de participação e registro

Os jovens que queiram participar do Acampamento devem enviar sua solicitação no formulário anexo, bem como a carta de recomendação de sua igreja/organização ecumênica até o dia 15 de Setembro a este endereço:
Claudio Becker (Brasil): acampacmi@yahoo.com.br

Por volta de 30 de Setembro os que tiverem enviado pedidos de participação receberão uma resposta oficial. Se tiverem sido aceitos então serão solicitados a fazer o registro correspondente. Neste caso, o escritório da Assembléia em Genebra facilitará seu registro e os incluirá no envio de correspondência e materiais relacionados a Assembléia.

Qualquer dúvida, entrar em contato por este mesmo endereço eletrônico: acampacmi@yahoo.com.br
  

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br