Convenção de Obreiras e Obreiros divulga lista de oficinas

25/09/2009


A Comissão que está preparando a Convenção Nacional de Obreiras e Obreiros da IECLB finalizou a organização das oficinas, definindo, no total, 18 temas diferenciados. Cada oficina acontecerá duas vezes durante o encontro – no dia 14 de outubro, às 20 horas, e no dia 15 de outubro, às 15 horas. As inscrições serão feitas via Portal Luteranos, a partir do dia 5 de outubro, quando será disponibilizado um formulário eletrônico no endereço http://www.luteranos.com.br/convencao2009/


Descrição das oficinas

1. Afetividade e sexualidade – Psic. Guilherme Falcão
A oficina objetiva ajudar-nos a perceber nossas potencialidades, qualidades, desejos e fragilidades para podermos construir um mundo melhor a partir de relações humanas saudáveis.

2. Alimentação e nutrição – Marlene Gaede
Dialogar sobre formas alternativas de alimentação. Como fazer a reeducação alimentar, visando o bem estar integral da pessoa? Algumas receitas serão compartilhadas.

3. Aposentadoria – P. Em. Heinz Ehlert
Dialogar sobre principais aspectos que devem receber atenção do/a obreiro/a referente à aposentadoria (caixa de pecúlio, previdência, regulamentação). Esta oficina prevê trabalho em grupos menores: pessoas que estão no exercício do ministério e pessoas que já estão aposentadas.

4. Auto-estima – Psic. Ruth Pauls
Esta oficina tem o objetivo de refletir sobre a auto-estima como a capacidade de se sentir competente para enfrentar os desafios da vida, de ter confiança em expressar seus desejos e necessidades, ter amor próprio, possibilitando, assim, uma maior alegria em tudo que realiza.

5. Casais de atuam no ministério – P. Vilmar e Pa. Anelise Abentroth
A oficina tem por objetivo conversar sobre a dinâmica e o dia-a-dia de casais que atuam no ministério ordenado. Quais são as alegrias e as dificuldades encontradas? Como atuar sem que a rotina do trabalho se sobreponha à vida familiar? Como separar tempo para o lazer?

6. Cine-forum – P. Cláudio Kupka
O objetivo desta oficina é refletir sobre o papel dos filmes comerciais como fonte de reflexão crista. Como usar a dinâmica nos grupos da comunidade? Que concepção esta por detrás desta proposta?

7. Cuidados físicos – Nutr. Lili Purim
Esta oficina tem por objetivo estimular obreiras e obreiros a ter cuidado especial com a saúde integral: física, mental e espiritual, oferecendo orientações básicas para manter o equilíbrio do organismo. Que cada pessoa seja desafiada a tirar tempo em meio à correria do dia a dia para um acompanhamento médico e para atividades físicas.

8. Dinâmica de grupo – Cand. Cat. Juliana Zachow
Reconhecer a importância do uso de dinâmicas de grupo para a melhor compreensão de textos, integração e dinamização de estudos.

9. Dinâmicas para paz – P. Marcos A. de Oliveira
Refletir sobre o nosso próprio modo de ser e agir no cotidiano. Conversar, a partir de jogos, sobre a importância da afirmação de uns para com os outros, da resolução de conflitos, da comunicação e da cooperação.

10. Doença e morte no ministério – Pa. Vera Immich
Esta oficina tem como objetivo trazer alguns eixos temáticos sobre a morte do cuidador, morte repentina no ministério e morte por doenças crônicas na fase profissionalmente produtiva da vida. Visa igualmente proporcionar reflexão e vivência aos profissionais da Igreja e seus familiares sobre os diversos processos de perdas e luto que experimentamos ao longo da vida. Busca também explorar a importância da presença de Deus que oferece sentido íntimo de segurança e proteção neste processo.

11. Estilos pessoais de liderança – P. Sin. Mariane Beyer Ehrat
Nós somos líderes. Cada um/a de nós tem seu estilo de liderança, assim como cada qual também tem a sua personalidade. O que propomos nesta oficina é conhecermos os diversos estilos de liderança e identificarmos o nosso próprio. Com esse conhecimento a oficina quer nos ajudar em nosso inter-relacionamento pessoal e ministerial.

12. Espiritualidade – Diác. Valmi Becker
No dia a dia lidamos com muitas pessoas que querem resolver suas angústias e suas questões existenciais. E a vida pessoal de cada obreiro e obreira vai ficando em segundo plano, numa rotina de servir aos outros. Há uma grande necessidade de espaço para viver a sua própria espiritualidade, compartilhando com pessoas que vivem situações semelhantes. A oficina quer proporcionar esse espaço de vivência e reflexão da espiritualidade de obreiras e obreiros.

13. Massagem – P. Ms. Leonídio Gaede
Dialogar sobre a necessidade de cuidarmos do nosso corpo numa perspectiva do ser humano integral, de ver nosso corpo como templo do Espírito Santo. Ter autoconhecimento do corpo e aprender algumas técnicas de massagem, principalmente de relaxamento.

14. Mulheres no ministério ordenado – Diác. Ms. Márcia Paixão
Esta oficina tem por objetivo compartilhar o resultado da pesquisa com as mulheres ordenadas, oportunizar um espaço de fala sobre as experiências das mulheres e apontar as implicações da presença de mulheres no ministério ordenado para a concepção de ministério e para a formação teológica.

15. Previdência – uma atenção permanente – P. Werner Fuchs
Esta oficina tem por objetivo atualizar informações e discutir orientações para o planejamento previdenciário de obreiras e obreiros na IECLB. Temas principais: a) A realidade previdenciária no país; b) História da previdência para obreiras e obreiros na IECLB; c) Orientações práticas para o planejamento a previdência de cada obreiro e obreira.

16. Separação matrimonial no ministério – P. Carlos Heinz Eberle
Esta oficina tem por objetivo abordar questões relacionadas a diferentes etapas da vida de obreiras e obreiros que tomam o caminho da separação matrimonial. Indica aspectos a serem considerados na reconstrução da vida de cada pessoa diretamente atingida pela separação. Aborda o envolvimento da comunidade durante e após a separação. Aponta ações tanto preventivas quanto terapêuticas que a Igreja, em nível local e nacional, toma ou deveria tomar.

17. Trabalho em equipe no ministério – P. Em. Wilfrid Buchweitz
Um dos maiores desafios que se colocou para a Igreja nos últimos 15 anos, com a aprovação conciliar do Documento Ministério Compartilhado, foi o trabalho em equipe. Com esta oficina, objetivamos analisar a importância do trabalho em equipe, o respeito às diferentes competências, para que a soma das potencialidades contribua para o bom desenvolvimento do trabalho comunitário.

18. Vocação x Profissão – P. Dr. Valério Schaper
O conflito entre o chamado de Deus e as exigências de um trabalho organizado no ministério podem trazer dificuldades e danos para a vida pessoal, familiar e também comunitária da obreira e do obreiro. Há urgência em refletir sobre como lidar com um chamado de Deus numa sociedade estruturada em valores que conflituam com o Evangelho.


Como posso fazer a minha inscrição?
Como as vagas são limitadas (cerca de 25 vagas por oficina), os interessados deverão escolher, por ordem de interesse, quatro opções de oficinas. Depois de escolhidas as opções, devem preencher o formulário disponível no endereço http://www.luteranos.com.br/convencao2009/, link OFICINAS, com nome completo, ministério, sínodo e email de contato, colocando as oficinas por ordem de preferência. Depois, clicar no botão “Enviar”. Cada inscrito participará de duas oficinas, uma no dia 14 e outra no dia 15. Pela limitação de vagas, a Comissão estará organizando a participação, buscando atender o interesse de todas e de todos.

Quando posso fazer a minha inscrição?
A partir do dia 5 de outubro. Nesse dia, será liberado o formulário de inscrição no endereço http://www.luteranos.com.br/convencao2009/, link OFICINAS.

Como fico sabendo se estou inscrito ou não?
Em Curitiba. Na abertura da Convenção, serão afixadas listas com os nomes das oficinas e os nomes dos inscritos. Como esclarecemos anteriormente, as vagas são limitadas e, infelizmente, alguns interessados não poderão participar. Assim, é preciso verificar as listas em Curitiba.

Qualquer dúvida pode ser encaminhada para o email convencaonacional@luteranos.com.br
Veja mais informações sobre a Convenção Nacional de Obreiras e Obreiros da IECLB - 2009

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Cada qual deve se tornar para o outro como que um Cristo, para que sejamos Cristos um para o outro e o próprio Cristo esteja em todos, isto é, para que sejamos verdadeiros cristãos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br