Federação Luterana Mundial começa Programa "Rede reformadores/as jovens"

Dez mil jovens reformadores/as em 2017

04/10/2013

Com uma reunião do Grupo de Apoio, a Federação Luterana Mundial (FLM) começou o seu programa  Rede reformadores/as jovens com vistas ao Jubileu da Reforma em 2017. O grupo reuniu-se entre 26 de setembro a 1 Outubro 2013 em Wittenberg (Alemanha). Lá foi desenvolvida a estrutura básica e a orientação do conteúdo. Ao longo dos próximos quatro anos, o programa dará impulsos a projetos de reforma com dez mil jovens das igrejas-membro da FLM. O programa dá sugestões e apoio. Um dos focos é a rede global: para 2014 está planejada a primeira conferência virtual e em 2015 um encontro de 175 adultos jovens em Wittenberg.

Novos desafios para a juventude

No centro do programa estará a contribuição de pessoas jovens para a igreja. Pessoas jovens são o futuro da Igreja. Elas estariam diante de desafios sem precedentes, explica Lee Darius Zhen Ying, um membro do grupo de direção. Esses desafios andam de mãos dadas com oportunidades e nós precisamos de uma reforma contínua. Com este princípio, o programa de juventude da FLM se conecta a uma das três diretrizes para o Jubileu da Reforma em 2017.
Queremos trazer nova vida e energia em nossas igrejas , disse Monica Villarreal dos EUA. “Isso não quer dizer que tudo precisa ser mudado. As igrejas não precisam ter medo.” Queremos que o mundo em transformação conheça a nossa identidade e herança luterana , resume o grupo de apoio formado por nove membros.

Conferências na internet e reuniões pessoais

Ao lado do foco temático, o Grupo estabeleceu a estrutura do programa: Passo a passo será construída uma rede de jovens a partir das igrejas-membro da FLM. No próximo ano começará uma plataforma de Internet. Nesta plataforma os adultos jovens farão um intercâmbio sobre o signifcado da identidade luterana e desenvolverão projetos de reforma que eles querem implementar em suas igrejas de origem. Aqui, o intercâmbio internacional desempenha um papel importante : Na medida em que nós apresentamos nossos projetos locais, nós queremos construir um projeto global, disse Gints Graudiņš da Lituânia, 26 anos.

No Dia da Reforma de 2014 acontecerá uma grande conferência on-line com todos os participantes ativos da plataforma. É claro o uso da Internet para a geração mais jovem. No entanto, em 2015, uma seleção de jovens reformadores/as vai se conhecer pessoalmente : Em uma conferência da juventude mundial em Wittenberg 175 delegados de todas as igrejas-membro da FLM serão representados .

Em torno desta equipe principal outros pessoas jovens desenvolverão projetos para a reforma de suas igrejas : Até 2017 deverão ser dez mil pessoas jovens. Os primeiros resultados fluirão para a Assembleia da FLM em 2017 na Namíbia. Mas mesmo depois de 2017 haverá prosseguimento, enfatiza o grupo de apoio. Somos luteranos/as. Vivemos em permanente reforma , resume Carolina Huth, 26 anos, da Argentina.

O grupo apoio é composto por um representantes de cada uma das sete regiões do LWF e dois mais consultores criativos: Julia Braband ( Igreja Evangélica na Alemanha Central para a Europa Central e Ocidental ) , Gints Graudiņš ( Igreja Evangélica Luterana da Letônia para a Europa Central e Oriental ) , Carolina Huth ( Igreja Evangélica Luterana Unida (Argentina) para a América Latina e Caribe) , Helvi Nasiwa Muremi ( Igreja Evangélica Luterana na Namíbia ( ELKIN ) para a África) , Karin Rubenson ( Igreja da Suécia para os países nórdicos) , Monica Villarreal ( Igreja Evangélica Luterana Estados Unidos da América do Norte ) , Darius Lee Ying Zhen ( Igreja Luterana em Cingapura para a Ásia ) e como consultor criativo Daba Moti Fufa ( etíope Igreja Evangélica Mekane Yesus ) e Pamela Schulz ( Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil) .

Fonte: FLM
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Se reconhecemos as grandes e preciosas coisas que nos são dadas, logo se difunde, por meio do Espírito, em nossos corações, o amor, pelo qual agimos livres, alegres, onipotentes e vitoriosos sobre todas as tribulações, servos dos próximos e, assim mesmo, senhores de tudo.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br