Fomentando a unidade

01/12/2010

1 | 1
Ampliar


 

A Paróquia Evangélica de Confissão Luterana de Rio Negro/Mafra tem buscado cultivar e praticar a comunhão ecumênica em seu âmbito de atuação, sendo este um grande desafio das igrejas cristãs de nosso tempo.

Como Paróquia da IECLB, compreendemos que temos um “vínculo de fé com as igrejas no mundo que confessam Jesus Cristo como único Senhor e Salvador” (Constituição – IECLB). Desta forma, como parte do Corpo de Cristo, com os demais cristãos do mundo temos a mesma tarefa e a mesma missão. Todos “...são chamados a lançar a semente do Verbo e a colocar os sinais do Reino de Deus nas pequenas brechas das estruturas de nossa sociedade” (PAMI), ou seja, de propagar o Evangelho de Jesus Cristo a todas as pessoas.

A partir desta compreensão de missão, assim como do grande desafio da unidade encontrado nas palavras de Jesus na oração sacerdotal (João 17.20ss), também somos desafiados a podermos celebrar em conjunto, buscando assim a unidade na diversidade.

Desta forma, nos últimos dias foram realizadas duas celebrações importantes no âmbito da paróquia. No dia 29 de outubro, em função da festividade do município de Itaiópolis pelo seus 92 anos de emancipação, aconteceu nas dependências da Paróquia Nossa Senhora da Medalha Milagrosa uma celebração ecumênica, com a participação do Pároco Pe. Donizete Henrique Pereira, o Pe. Boleslaw Blijo da Igreja de Santo Estanislau de Alto Paraguaçu, o Pr. Adventista Elias Leichsenring, e o PPHMista Ildo Franz.

No último dia 25, aconteceu nas dependências da Comunidade Evangélica de Confissão Luterana de Vila Nova – Mafra, a celebração ecumênica do Dia Nacional de Ação de Graças. O evento contou com a participação dos representantes celebrantes da Igreja Católica, Pe. Luiz Carlos Sartor, Diácono Antonio Arten, Diácono Dorvalino Alves da Silva, da Igreja Assembléia de Deus, Pr. Leví Agissé da Silveira, da Igreja anfitriã (IECLB), o pároco P. Jairo Lindolfo Menezes dos Santos e o PPHMista Ildo Franz.

Além dos representantes celebrantes de cada denominação, participaram membros das respectivas comunidades, assim como grupos de canto e louvor, corais, que auxiliaram na celebração. Participou também o grupo do movimento dos Focolares (iniciou durante a 2ª Guerra Mundial com o intuito da busca pela unidade) sob a coordenação do professor Reginaldo.

Após uma gostosa e envolvente celebração de comunhão, os participantes foram convidados para participarem de um delicioso coquetel servido no salão comunitário da comunidade.

A busca pelo diálogo comum sempre foi e sempre continuará sendo o grande desafio para as igrejas cristãs. Harding Meyer em seu livro “Diversidade Reconciliada” afirma que: “o esforço das igrejas visando à comunhão precisa continuar sempre que e na medida em que essa comunhão não existe ou está ameaçada.”

Que o Senhor Jesus Cristo, que é o fundamento (1Co 3.11) continue nos unindo como membros deste corpo (1Co 12.12ss) semeando sinais de paz e de graça do Reino de Deus para dentro deste mundo, que a Ele pertence.

por Ildo Franz
PPHMista da Paróquia de Rio Negro/Mafra



 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Procurem a ajuda do Senhor. Estejam sempre na sua presença.
Salmo 105.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br