Grupo de visitação à Alemanha

14/08/2008



Uma delegação do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), composta por seis representantes de Igrejas de diferentes países (Grécia, Suíça, USA, Brasil e Burundi) visitaram igrejas, grupos e programas que, durante a Década de Superação contra a Violência, 2001 – 2010, promovida pelo CMI, se engajaram e procuraram alternativas para superar a violência.

O delegação, denominada “CARTAS VIVAS”, tinha a tarefa de conhecer estes trabalhos, ler e escrever cartas de paz, como preparação para a Conferência Mundial da Paz, que se realizará na Jamaica em 2011.

Essa Conferência da Paz deverá expressar um clamor universal de paz para todos. Paz interior, que começa em nossos lares; paz no mundo virtual; paz na rua e paz entre os povos. Que-remos paz e não a guerra.

A delegação iniciou a sua programação em Frankfurt e seguiu para Köln, Hannover, Berlin e Dresden, tendo a oportunidade de conhecer trabalhos que visam superar a violência entre mulheres, religiões, jovens, estudantes (escolas) e projetos contra as guerras (ou violência militar).

Na visita a estas diferentes entidades e programas, constatou-se que a Paz e a Justiça podem acontecer de forma concreta e que o canto entoado pelo coro dos anjos “Glória a Deus nas alturas e Paz na terra” é verdadeiro. Paz que promove a vida e nos encoraja a trabalharmos contra a violência em todos os seus níveis.

Disse o teólogo Konrad Raizer que “No caminho de Deus a guerra não deverá existir”. Agradeço a Deus pela oportunidade de participar desta delegação e colaborar na construção da Paz.

Janette B. Ludwig
Membro da Paróquia Centro de São Paulo e representante do Brasil na delegação do CMI

 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
A música é o melhor remédio para quem está triste, pois devolve a paz ao coração, renova e refrigera.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br