Igreja sempre em reforma

Rumo a 2017: Comemoração dos 500 anos da Reforma

09/08/2012

2017 – Uma data especial para as igrejas da Reforma luterana espalhadas pelo globo. A Reforma completará seu aniversário de 500 anos! E como não poderia deixar de ser, um evento desse porte não deixará de ser divulgado e badalado. Em diversos países, e em especial na Alemanha, tem havido uma mobilização especial rumo a essa data. Palestras, cultos especiais, concertos, simpósios, shows públicos, inauguração de edificações e placas memoriais, etc. Tudo deve ajudar o público mundial a lembrar de um evento que marcou significativamente a face, não só da Europa, mas do Ocidente cristão. O mundo não é mais o mesmo desde a Reforma. A redescoberta do evangelho feita por Lutero, Calvino e os demais Reformadores, bem como suas contribuições teológicas, mudaram a face das igrejas e ofereceram impulsos decisivos para a transformação da vida na sociedade. O zelo por criar e manter escolas e universidades, a cultura do trabalho dedicado e abnegado e a ideia de que dentro de cada profissão a pessoa vive dentro da vocação de Deus foram alguns impulsos que deixaram rastros profundos nas sociedades em que a Reforma chegou. E, já há praticamente 180 anos atrás, o espírito e os valores da Reforma também chegaram, junto com os imigrantes europeus, aqui ao Brasil. Em especial, cristãos de tradição luterana fixaram residência em várias localidades no sul do Brasil, incluindo muitas localidades de Santa Catarina.

Em razão disso, a Faculdade Luterana de Teologia (FLT), que é um dos centros de formação teológica em nível de ensino superior reconhecidos pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB), em parceria com a IECLB e a Missão Evangélica União Cristã – MEUC, optou por marcar esse período de preparativos para os 500 anos da Reforma com uma série de Simpósios Internacionais de Lutero, que serão oferecidos anualmente do sul ao norte do Brasil, de 2012 até 2017.

Esses eventos anuais terão os seguintes temas, acontecendo a cada ano em pelo menos três (3) localidades diferentes, sempre na primeira quinzena do mês de setembro:

2012 – Reforma e Educação
2013 – Reforma e Igreja
2014 – Reforma e Bíblia
2015 – Reforma e Política
2016 – Reforma e Confessionalidade
2017 – Reforma da igreja no Séc. XXI

Dentro desse cronograma, o 1º Simpósio Internacional de Lutero, sobre o tema Lutero e Educação, acontecerá nos dias 13 e 14 de setembro de 2012, em Joinville/SC na sede da Paróquia Martin Luther, com apoio do Sínodo Norte Catarinense e da Missão Evangélica União Cristã – MEUC. A Paróquia Martin Luther está localizada na Rua Tubarão, 326, Bairro América, Joinville/SC.

Para conhecer o programa em seus detalhes, veja anexos abaixo.

O tema de 2012 é Lutero e Educação. A proposta do evento é tornar conhecidas e refletir sobre as principais contribuições da Reforma Luterana para o âmbito da educação em todos os níveis. Sabe-se que Lutero incentivou muito os pais a enviarem seus filhos às escolhas, e as prefeituras a criarem escolas e universidades. Esse incentivo dado por Lutero tem sido levado muito à sério nesses quase 500 anos.

Dois serão os eventos que acontecerão nesses dias, no contexto do Simpósio:

1) Palestras para Pastores e Lideranças, durante o dia.
2) Palestras para o público em geral, sempre às 20h00.

As palestras para Pastores e lideranças tem por finalidade o intercâmbio internacional de pesquisadores e docentes que atuam na pesquisa de Lutero e da Reforma, bem como a divulgação da pesquisa junto à comunidade cristã. O Simpósio representa uma contribuição científica e intercultural e caminho do jubileu da Reforma luterana em 2017, promovendo o intercâmbio entre a excelência de competentes pesquisadores da pesquisa histórica da Reforma do contexto alemão com o potencial inovador dos pesquisadores da teologia protestante no Brasil, além da socialização do conhecimento científico ao público interessado dos dois países. Esse evento internacional promove o resgate da memória histórica da Reforma, a atualização teológica de seu legado e o entendimento ecumênico entre as partes, ocorrendo tanto em nível acadêmico-científico quanto eclesiástico.

As palestras destinadas ao público em geral, para as quais a FLT o Sínodo Norte Catarinense convidam cordialmente o público de toda a região, terão os seguintes temas e palestrantes:

Quinta-feira, dia 13 de setembro:

20h – Palestra sobre o tema “A Reforma protestante num mundo em mudanças” – Prof. Dr. Euler Westphal (FLT, São Bento do Sul/SC).

Sexta-feira, dia 14 de setembro:

20h: Palestra* sobre o tema: “Espiritualidade evangélica como formação do coração e da consciência” – Prof. Dr. Thorsten Dietz (Theologische Hochschule Tabor, Marburgo – Alemanha) *com tradução!

Esse evento visa promover a o conhecimento do legado histórico e teológico da Reforma luterana, num horizonte nacional e internacional, tornar o pensamento de Lutero e da Reforma mais conhecidos e promover a memória dos 500 anos da Reforma junto ao público da região, que está fortemente convidado a participar desse momento marcante para as igrejas luteranas em nível mundial e local.

Prof. Dr. Claus Schwambach
Diretor Geral da Faculdade Luterana de Teologia
Coordenador do 1º Simpósio Internacional de Lutero
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Que cada um use o seu próprio dom para o bem dos outros!
1Pedro 4.10b
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br