Luteranos de Porto Alegre celebram 498 anos da Reforma

Continuando a caminhada conjunta das comunidade luteranas da IECLB e IELB em Porto Alegre rumo ao Jubileu dos 500 anos da Reforma.

29/10/2015

A celebração que reuniu cerca de 600 pessoas aconteceu desta vez na Comunidade Cristo (IELB) no último dia 29 de outubro. 

Um ponto alto da celebração foi a música. Para acompanhar os coralistas de ambas igrejas, foi convidada a Camerata de Ivoti. Todos presentes puderam cantar e admirar a linda música produzida por estes jovens, verdadeiros talentos precoces.

O celebrantes foram os Rev. Eliseu Teichmann (IELB), Rev. Edgar Lemque (IELB), P. Kurt Rieck (IECLB) e como pregador, sempre da igreja visitante, o P. Cláudio Kupka da Paróquia Matriz (IECLB).

O tema do culto foi “Para onde olhar” um exercício do olhar sob a perspectiva da espiritualidade cristã. Cláudio iniciou a mensagem fazendo um “selfie” da comunidade reunida do púlpito. Esse foi o argumento para falar do quanto está em moda olhar para si mesmo, um olhar idealizado e que não nos leva a Deus. O olhar que nos resgata da perspectiva narcisista é o próprio olhar de Deus. Não é nosso olhar que procura a Deus nas alturas que promove o encontro, mas o olhar de Deus para baixo na direção da nossa indignidade e pequenez. Esse olhar amoroso e misericordioso de Deus nos liberta e nos permite olhar para o próximo sem os vícios da nossa perspectiva pessoal. Assim há espaço para o amor e a solidariedade tão escassos em nossos tempos.

O coordenador da Comissão das Comemorações dos 500 anos da Reforma, Sr. Zenar Eckert também apresentou a comunidade reunida os planos até 2017. Destacou a data de 18 e 19 de junho de 2016, quando pretendemos marcar o início da contagem dos 500 dias para os 500 anos da Reforma. “Estamos incentivando que a IELB e a IECLB de todo o Brasil se reúna em suas cidades e promovam um evento público para divulgar o que é o luteranismo e no que cremos.”

Após o culto os presentes puderam confraternizar no espaço da escola ao lado da igreja.
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br