Os resultados da Convocatória pela Paz ajudarão a inspirar pacifistas locais

17/05/2011


Os resultados da Convocatória pela Paz ajudarão a inspirar pacifistas locais, afirma secretário geral do CMI

Depois da metade dos dias de atividade da Convocatória Ecumênica Internacional pela Paz (CEIP), em Kingston, Jamaica, o secretário geral do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), Rev. Dr. Olav Fykse Tveit, disse que acredita que os resultados do evento são tangíveis e significativos.

Cerca de 1.000 teólogos, líderes religiosos e ativistas da paz estão reunidos na CEIP, que já chega ao quinto dia, para compartilhar idéias sobre a melhor forma de servir à causa da paz em nível local, regional e internacional.

Os participantes já discutiram a paz na comunidade, a paz com a terra e a paz no mercado. Nesta segunda-feira, continuaram as discussões enfocando o tema da paz entre os povos.

Acho que muitos participantes aqui realmente sentam que este é um lugar de partilha das difíceis realidades vividas e uma fonte de inspiração para lidar com essas realidades. É também um evento podemos obter novas idéias e novas forças para nossa visão que entene a igreja como uma comunidade de paz. Não é apenas nosso dever, mas também nossa alegria de estar juntos , disse Tveit, na tarde de domingo.

Nesta terça-feira, último dia da CEIP, os participantes irão tecer suas experiências, histórias e inspirações para criar uma mensagem comum. O fato de estar juntos permitiu que os participantes da CEIP criassem as relações necessárias para formular uma mensagem que ajudará pacificistas ao redor do mundo a continuar percorrendo o caminho em direção a uma paz justa.

Espero que a mensagem final torne visível como nosso apelo à justiça e pela paz é uma mensagem genuína e está presente na vocação cristã que nos une. Estamos celebrando aqui a Década para a Superação da Violência e a manifestação de como nós, como igrejas, podemos responder a situações de violência. Espero que a mensagem nos dê uma visão para um futuro no qual possamos acreditar, disse ele.

Os participantes da CEIP experimentaram toda intensidade de estarem juntos e unidos por um objetivo comum. Os frutos deste encontro serão vistos nas experiências dos participantes à medida que voltem ao trabalho e ação em suas igrejas e comunidades. Além disso, os recursos da CEIP estarão disponíveis  para as igrejas locais e pastores, incluindo a mensagem final do encontro, os documentos e transcrições dos discursos.

Assim como nós, neste encontro, muitas igrejas estão interessadas em aprofundar seu papel de pacificadoras. Espero que todos nós possamos alcançar uma nova compreensão de como o chamado para trabalhar pela paz e justiça cristã é uma vocação. É isto que Cristo nos chamou a fazer: ser pacificadores, disse ele.

Além da mensagem e dos documentos, Tveit disse que espera o evento possa contribuir para a valorização de alguns valores e que os participantes possam retransmitir esses valores em seus contextos em muitos países.

Espero que, a partir daqui, tenhamos uma compreensão de que temos alguns valores cristãos em conjunto que podem ser descritos em termos de justiça e paz, e que esses valores nos unem.

A CEIP é o recolhimento de novas ideias e traz uma nova esperança, que é forte o suficiente para ajudar os participantes a perceber que é possível fazer da justiça e da paz uma realidade, não apenas um sonho e um desejo.

À medida que os particpantes da CEIP partilham experiências uns com os outros, já perceberam que, se um país enfrenta obstáculos rumo à paz justa, todos os cristãos do mundo enfrentam os mesmos obstáculos.

Isso também é parte da força da comunidade cristã, que estamos dispostos a levar os fardos uns dos outros.

A Jamaica, como país anfitrião da CEIP, tem desempenhado um papel importante em ajudar os participantes a expressar seus sentimentos, acrescentou. Mas também nos ajudou a ver a realidade da violência em seu contexto e como ela pode ser tratada.

Este país tem uma história que nos lembra sempre que mesmo países cristãos fizeram  parte do processo colonial, do comércio de escravos, e que esta era uma opressão real. E esta cultura ainda é capaz de externar sua alegria e sentimentos como uma expressão genuína da vida humana e da vida compartilhada. De muitas maneiras, esta será lembrada como uma autêntica experiência jamaicana para nós.

website da CEIP www.overcomingviolence.org

Foto: Peter Williams/WCC


Autor(a): Portal Luteranos - IECLB
Âmbito: IECLB / Organismo: Conselho Mundial de Igrejas - CMI
ID: 6709
COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Ó Deus, meu libertador, tu tens sido a minha ajuda. Não me deixes, não me abandones.
Salmo 27.9
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br