Pastor Dr. Walter Altmann apresenta Relatório do Comitê Especial 500 anos da Reforma

Conselho da Federação Luterana Mundial - FLM

14/06/2013

Pastor Altmann com o Bispo Munib Younan, da Igreja Evangélica Luterana na Jordânia e na Terra Santa, também Presidente da FLM
Pastor Walter Altmann com o Pastor Martin Junge, chileno Secretário Geral da FLM _em Genebra
Apresentação ao Conselho da FLM do relatório final do Comitê Especial 500 anos da Reforma_em Genebra Centro Ecumênico.
1 | 1
Ampliar

Na manhã de hoje, 14 de junho de 2013, O Pastor Dr. Walter Altmann teve o privilégio de apresentar ao Conselho da Federação Luterana Mundial - FLM o relatório final do Comitê Especial 500 anos da Reforma, contendo propostas para a ação das igrejas luteranas do mundo e da FLM para 2015 a 2017.

O relatório enfatiza o desenvolvimento da Reforma em dimensão global nos séculos posteriores, o compromisso ecumênico das igrejas da Reforma inerente à sua própria identidade confessional e uma visão prospectiva da Reforma em face dos desafios à fé hoje e no futuro. Também advoga por uma comemoração que expresse a alegria e a gratidão pela redescoberta do evangelho da graça de Deus a ser acolhida em fé, mas também reconheça autocriticamente as falhas e omissões pelas quais igrejas luteranas também se tornariam responsáveis ao longo da história. Sugeriu ainda o tema (Libertados pela graça de Deus) e os subtemas (Salvação – não se vende; Seres humanos – não se vendem; Criação – não se vende) da próxima assembleia da FLM, a realizar-se na Namíbia em 2017.

Também propôs a celebração da Reforma no dia 31 de outubro de 2017 em todas as igrejas com culto festivo que combine elementos litúrgicos comuns para toda a comunhão luterana no mundo com elementos específicos a cada um dos múltiplos contextos em que a confissão luterana se faz presente hoje. A FLM selecionará as localidades ao redor do mundo que terão seus cultos transmitidos via internet, um após o outro, durante o dia inteiro, começando no Leste e movendo-se a Oeste, conforme os respectivos fusos horários. O relatório, com várias outras propostas e considerações teológicas, foi aprovado unanimemente pelo Conselho da FLM.

Adaptado para publicação no Portal Luteranos. Informação e fotos do arquivo pessoal do Pastor Dr. Walter Altmann
 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Quando Deus não está no barco, não se navega bem.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br