Saudação do Rev. Michael Thiel - Obra Missionária Evangélica da Baixa Saxônia - Alemanha

33º. Concílio da Igreja - 9 a 23 de outubro de 2022 - Cacoal/RO

21/10/2022

 

Queridas irmãs, queridos irmãos reunidos para o Concílio em Cacoal!

Vocês se reúnem sob as palavras das bem-aventuranças, e eu gos-taria de me ater especialmente ao versículo 9: Bem-aventurados os pacificadores, porque serão chamados filhos de Deus (Mt 5.9).

De momento, vocês no Brasil estão experimentando, entre duas eleições presidenciais, o quão fácil a paz interna pode se desequilibrar. Em todo mundo está ficando cada vez mais claro que, quanto mais a reivindicação de justiça e seu cumprimento divergem, tanto mais radical se torna a política. Qual a tarefa que cabe a nós, como cristãos, como minoria em nossos países? Na Europa estamos pre-ocupados com a guerra na Ucrânia, que está afetando todos os países do mundo. O abismo entre ricos e pobres está aumentando, pois em todos países somos dependentes de energia e eletricidade neste mundo moderno. Fazemos orações pela paz, mas nos perguntamos o que mais precisa ser feito diante dessa situação ameaçadora.

Tenho boas lembranças de nossa última reunião em junho, em Her-mannsburg, em que sua Igreja foi representada pelo Pastor Odair Braun. Discutimos questões de justiça com os irmãos e irmãs da Índia, África do Sul, Malawi, Peru, Etiópia e Alemanha e avaliamos o que podemos fazer a respeito. Um documento de resultados está em processo de consulta e lhes será enviado, assim que estiver finalizado.

Também estamos felizes com a presença da Pastora Cristina Scherer, que nos foi enviada por sua Igreja e que, além de atuar para a ELM, também atua no Kirchenkreis (Decanato) Walsrode em Bad Fallingbostel. Este é um bom campo de aprendizado mútuo. Obrigado por a IECLB apoiar também este trabalho.

Vocês têm importantes itens em vossa agenda do Concílio, neces-sários para gerenciar democraticamente uma Igreja: relatórios da liderança da Igreja, questões financeiras, discussões e debates, eleições. Além disso, ouvirão a Palavra de Deus em conjunto, cantando e orando. Gostaria muito de ter podido passar estes dias convosco, e agradeço de coração pelo convite, que é um sinal de nossa relação de parceria. Infelizmente, estou impedido de viajar por conta de Covid-19. Fico feliz por o Pastor Kurt Herrera poder estar com vocês e posteriormente poder relatar a respeito aqui na ELM.

Deste modo, desejo que Deus abençoe o trabalho do Concílio; Ele conceda às suas discussões e deliberações a paz de que Jesus fala no Sermão da Montanha; Ele dê à Igreja a força para testemunhar a paz nestes tempos turbulentos.

Unidos em Cristo,

Michael Thiel


Autor(a): Michael Thiel
Âmbito: IECLB
Área: Ecumene / Instância Nacional: Concílio / Organismo: Obra Missionária Evangélico-Luterana da Baixa Saxônia (OMEL)
Natureza do Texto: Manifestação
Perfil do Texto: Saudação
ID: 68461
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br