Seminário Preparatório para Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos

01/04/2011

1 | 1
Ampliar




“Unidos no ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações.” Atos 2.42

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos – SOUC tem como principal objetivo promover a unidade entre irmãos na fé. Por isso, em 2011 apresenta como lema bíblico Atos 2.42 – “Unidos no ensinamento dos Apóstolos, na comunhão fraterna, na fração do pão e nas orações.”

A Semana de Oração de 2011 será realizada de 05 a 12 de junho e está sendo promovida pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil – CONIC em parceria com o Conselho Latino Americano de Igrejas – CLAI. O texto motivador que será usado como base nas celebrações e encontros de oração foi preparado pela Comissão Fé e Constituição do Conselho Mundial de Igrejas – CMI em parceria com o Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos, com base numa proposta de um grupo ecumênico de Jerusalém e foi adaptado pelo CONIC.

Colocados esses importantes dados técnicos é importante se olhar um pouco para o que se espera de uma ação ecumênica desta proporção:

• Como ponto fundante está a busca por realizar o que o próprio Cristo pediu em sua oração descrita em João 17.21 – “... peço que todos sejam um. Assim como tu, meu Pai, estás unido comigo, e eu estou unido contigo, que todos os que crerem também estejam unidos a nós para que o mundo creia que tu me enviaste”. Ou seja, a unidade é também um testemunho para que o mundo creia e é isso o que se quer e esta é a vontade de nosso Senhor e Salvador. Mas, antes de qualquer coisa é necessário entender que “unidade” é diferente de “uniformidade”, pois enquanto esta quer igualar tudo e todos, e assim não respeita a diversidade que é marca incontestável da criação Divina, aquela aposta não ação conjunta, no somar forças e os diversos dons para transformar realidades que ferem a vida, o presente maior de nosso Criador.

O texto de Atos serve como ponto de partida na preparação da Semana de Oração 2011. Enquanto junho não chega e as igrejas vão se organizando para este grandioso evento já podem estudar e aprofundar sua reflexão a partir de alguns pontos e questões chave que surgem a partir deste pequeno versículo:

• Unidos – O que entendo que seja união? Porque o texto nos diz que estavam unidos? O que para mim, ou para nós, significa estar unidos como pessoas cristãs? Quais são as dificuldades que encontro e que impedem que realmente a união entre as pessoas cristãs aconteça? O que tenho feito para superar essas dificuldades, ou como tenho procurado superar essas dificuldades? O que mais é preciso ser feito para que a união entre as pessoas cristãs aconteça?

• Ensinamento dos Apóstolos – O que entendo por ensinamento dos apóstolos? Tenho procurado maiores esclarecimentos, atualização sobre o ensinamento dos apóstolos? Como tenho feito isso? Como tenho vivido esse ensinamento? Tenho procurado ser fiel a esse ensinamento? O que me impede de vivê-lo plenamente? O que preciso fazer para superar essa dificuldade de vivê-lo plenamente?

• Comunhão Fraterna – O que entendo por comunhão fraterna? Onde percebo sinais dessa comunhão? O que tenho feito para essa comunhão seja vivida em minha família, comunidade e igreja? Quais as dificuldades ou obstáculos que encontro para a vivência dessa comunhão na minha família, comunidade e igreja? O que mais é preciso ser feito para que essa comunhão aconteça realmente na minha família, comunidade e igreja?

• Fração do Pão – O que representava a fração do pão na comunidade primitiva? E hoje para mim, para nós? Como tenho vivido esta fração do pão na minha família, comunidade e igreja? Hoje quais as dificuldades que impedem que realmente a fração do pão aconteça? O que tenho feito para superar essas dificuldades? O que mais é preciso ser feito para que essas dificuldades sejam realmente superadas? De qual fração do pão estamos falando? Que fração do pão queremos entender e viver?

• Oração – O que entendo ser oração? Como costumo orar? O que está me impedindo de orar (pessoalmente e na família)? O que é preciso fazer para superar essa dificuldade de orar? No meu, no nosso, entendimento qual é a melhor forma de oração?

O versículo é pequeno, mas quanta coisa surge para que se possa avaliar e empreender uma caminhada em unidade de fé, a exemplo daquelas pessoas que fizeram parte da primeira cristandade e que foram contemporâneas de nosso Senhor Jesus Cristo. Fica a motivação para que as pessoas, comunidades e igrejas cristãs se envolvam e se deixem contagiar por toda essa mensagem edificante que a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos está propondo.

Fica também o convite para a participação no “Seminário preparatório para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos” que acontecerá dia 20 de maio – sexta-feira – às 19 horas e 30 minutos, no Salão Comunitário da Paróquia da Paz – IECLB – Rua Princesa Isabel, 438 – Centro. Esse seminário é promovido pelo Conselho Ecumênico de Joinville.

Uma última e importante informação:

A partir de 2011, em virtude do crescimento contínuo da SOUC, o CONIC encomendou uma logomarca que a diferenciasse. Desse modo o evento tem identidade visual própria, o que harmoniza os materiais produzidos. Vejam como ficou bonita e significativa...

Este texto foi produzido a partir de subsídios coletados no site do CONIC e no Seminário preparatório para a SOUC/2011 promovido pelo Conselho de Igrejas para Estudo e Reflexão – CIER/SC com a assessoria temática de Silvia Togneri.

P. Marcos Aurélio de Oliveira
Paróquia dos Apóstolos





 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br