XXX Simpósio da AVIDI

24/08/2011

Símbolo da AVIDI
Participantes do Simpósio, reunidos em frente a capela da Gratidão da Sociedade Evangélica Pella Bethania
P. Emérito Rolf Droste e Cat. Joni Schneider
Símbolo da AVIDI
Plenária do Simpósio
1 | 1
Ampliar

A AVIDI (Associação Vida Digna) reuniu 42 pessoas, representando 11 Instituições de Longa Permanência, quais sejam: Lar Elsbeth Koehler de Blumenau/SC, Lar Ebenezer de Curitiba/PR, APA de Toledo/PR, Ancionato Bethesda de Pirabeiraba/SC, Lar Betesda Mennonita de Curitiba/PR, Lar Moriá de São Leopoldo/RS, Lar Rogate de Curitiba/PR, Lar Recanto do Sossego de Braço do Trombudo/SC, Lar Oase de Taquara/RS, Lar Recanto Feliz - Sociedade Beneficente Alemã de São Paulo/SP, Sociedade Evangélica Pella Bethânia de Taquari/RS. Também participaram representantes da APAE de Taquari/RS e a Diácona Leila Schwingel, da Secretaria de Ação Comunitária da IECLB (Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil)

É de praxe que a cada ano uma instituição sedia o simpósio. Neste ano a anfitriã foi a Sociedade Evangélica Pella Bethânia, de Taquari, que organizou toda a infra-estrutura e a programação. Esta foi a 3ª vez nos 30 anos que Pella Bethânia sedia e organiza o simpósio.

O programa foi bastante diversificado, mas o enfoque foi o apoio às Instituições de Longa Permanência – quem cuida das instituições? A justificativa é que os órgãos que se ocupam com as pessoas idosas e pessoas com deficiência são muitos e tem várias regras que as defendem, ao contrário das instituições, que são vistas mais como as vilãs neste contexto. Para trabalhar os temas foram convidados a Drª Sônia Bredemeier, da Unisinos, a Srª Jussara Rauth, do Conselho Estadual do Idoso, o Sr. P. Rolf Droste, pastor da IECLB que deu início à AVIDI, o neurologista Dr. Fernando Stelzer e a Terapeuta Ocupacional Karina Ligabue.

A AVIDI surgiu no berço da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB). Em 1978 as Instituições de Longa Permanência (ILPIS), passaram a encontrar-se para trocar experiências, buscar formação e organizar-se coletivamente como entidades que prestam serviço de cuidado ao ser humano. De uns anos para cá ILPIS de outras confissões religiosas também participam da AVIDI para buscar apoio coletivo.

A partir da mudança da lei do Conselho Nacional de Assistência Social, em fins de 2010, as instituições filantrópicas precisam dar gratuidade de 60%. Essa é uma das grandes preocupações dos dirigentes das instituições presentes, que precisam manter a sua casa e, além disso, ainda precisam dar conta de todas as leis de controle sobre as instituições, como os da ANVISA, por exemplo.

Participantes da AVIDI não são contra as leis de controle, mas em contrapartida, pedem que haja mais apoio aos projetos àquelas que de fato querem melhorar sua qualidade de atendimento. Por isso, no final do simpósio foi aprovada a Moção a ser encaminhada à 3ª Conferência Nacional da Pessoa Idosa que ocorrerá nos dias 23 e 25 de novembro deste ano, em Brasília (DF). A Moção pede por mais clareza na legislação por parte dos setores que defendem as pessoas idosas e pessoas com deficiência, pede reconhecimento do trabalho das ILPIS e apoio das diversas esferas governamentais, inclusive financeiro, reivindica parceria com o estado nessa área e requer mais clareza quanto a certificação das entidades de assistência social.

Joni Roloff Schneider
Diretora Pella Bethânia
Taquari/RS


 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br