Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Oba, feriado!

Corpus Christi

17/06/2014

Quantas vezes esta frase já não foi dita por crianças em idade escolar, geração após geração? E com mais alegria ainda quando dá para “enforcar” a sexta-feira, o chamado feriadão. Mas pergunte à maioria dos comerciantes se eles ou elas gostam de feriado no meio da semana. É um dia a menos para ganhar dinheiro... E hoje, 19 de junho, em meio à Copa do Mundo da FIFA, é feriado de Corpus Christi. OK, todo mundo sabe. Mas, o porquê do feriado é conhecido por todas as pessoas?

Corpus Christi é a expressão latina para “Corpo de Cristo”. Instituída pelo papa Urbano IV, em 1264, a procissão festiva tem o objetivo de adoração ao sacramento da Eucaristia, ou Ceia do Senhor, ou Santa Ceia. Acontece numa quinta-feira, em alusão ao dia da semana no qual Jesus Cristo repartiu o pão e o vinho com seus discípulos, poucas horas antes de ser traído e entregue para ser crucificado. E sempre na quinta-feira posterior ao Domingo da Trindade. No Brasil, Corpus Christi é feriado nacional desde 1961. Aliás, é facultativo, podendo o município estabelecer, através de decreto, se será ou não feriado.

Por todo o País, realizam-se missas e procissões para comemorar a data. São confeccionados tapetes coloridos a base de serragem, areia, borra de café e outros materiais. Os desenhos lembram as figuras de Cristo, do pão e do cálice. Esta tradição veio de Portugal e começou aqui na cidade histórica de Ouro Preto/MG. Depois de cuidadosamente confeccionados, quando a procissão passa, ficam apenas as sobras dos bonitos tapetes de antes...

Bom, e o que as pessoas cristãs não-católicas têm a ver com isso? Para estes, é mais um dia para descansar do trabalho e do estudo, um tempo para o lazer e o convívio familiar? Também. Mas pode ser ainda uma oportunidade para refletir a respeito do significado da Ceia do Senhor.

Como assim? Existem três compreensões básicas a respeito desta: transubstanciação, consubstanciação e simbolismo. A data de Corpus Christi tem a ver com o entendimento do povo católico sobre a Ceia do Senhor. Neste sacramento, ocorreria a transubstanciação. Pergunte a qualquer pessoa católica se ela mastiga a hóstia... “Não, é claro que não!” E por quê? “Porque a gente estaria mastigando a Cristo!” Em outras palavras, crê-se que externamente a hóstia continua sendo hóstia, mas internamente ela se transformaria no corpo ou carne de Cristo. Isto vale também para o vinho: externamente é vinho, mas internamente seria o sangue Dele.

A Igreja Evangélica Luterana crê na consubstanciação. Quer dizer, a hóstia ou pão continua sendo, externa e internamente, hóstia ou pão. O mesmo para o vinho ou suco de uva. Mas crê-se que Jesus está, de algum modo, realmente presente nos elementos visíveis do sacramento. Por isso, ao compartilharrmos estes, afirmamos: “Este é o corpo de Cristo” e “Este é o sangue de Cristo”.

Dentre outras correntes evangélicas, há as que creem na Ceia do Senhor como simbolismo. Não seria sacramento, mas tão somente uma ordenança com a presença espiritual ou simbólica de Cristo.

Não se trata de determinar quem está mais certo, apenas são compreensões diferentes. O mais im-portante, no entanto, é o sentido dela: “(...) nos são dados no sacramento, perdão dos pecados, vida e salvação. Pois onde há perdão dos pecados, também há vida e salvação” (Catecismo Menor, de Martim Lutero). Assim, na Ceia do Senhor, em comunhão com Deus e com irmãos e irmãs de fé, recebo perdão, vida e salvação para compartilhar com o próximo, por obra do Espírito Santo. Tenho consciência disso?

Bom feriado e boa reflexão!
 


Autor(a): Alexandre Fernandes Francisco
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 28598

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Louvemos ao Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo! Por causa da sua grande misericórdia, Ele nos deu uma nova vida pela ressurreição de Jesus Cristo, por isso o nosso coração está cheio de uma esperança viva.
1Pedro 1.3
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Fé e amor perfazem a natureza do cristão. A fé recebe, o amor dá. A fé leva a pessoa a Deus e o amor a aproxima das demais. Por meio da fé, ela aceita os benefícios de Deus. Por meio do amor, ela beneficia os seus semelhantes
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br