Paróquia Centro - Igreja Martin Luther

Sínodo Sudeste


Avenida Rio Branco , 34 - Centro
CEP 01206-000 - São Paulo /SP - Brasil
Telefone(s): (11) 3223-2097
paroquiacentro.sp@luteranos.com.br
ID: 358

Paróquia Centro/SP celebra Dia da Reforma

01/11/2010

1 | 1
Ampliar


O dia 31 de outubro é sempre uma data muito especial para nós luteranos, pois celebramos o Dia da Reforma. Tudo teve início em 1517, quando Martin Luther pregou as 95 Teses na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Os pilares da reforma protestante são: somente a fé, somente a graça, somente as Escrituras, somente Cristo. Sendo assim, o documento afirmava que somos salvos mediante a nossa fé e pela graça de Deus; devemos ser guiados pelas escrituras e termos Cristo como centro de nosso viver. No entanto, Lutero defendia outros pontos, como: educação para todos; separação entre igreja e estado; opunha-se a veneração dos santos; e que só há um Mediador entre Deus e os homens, o homem Jesus Cristo, etc. A educação para todos, por exemplo, era onde Lutero defendia a idéia de que o dinheiro investido em educação seria menor do que o gasto com armas e que, portanto, traria mais benefícios a toda população.

 

Realmente, temos motivos para lembramos deste fato histórico de uma forma toda especial. É um dia de festa e reflexão, onde recordamos a base teológica da Igreja Luterana. Com um culto e o X Concerto da Reforma, a Paróquia Centro celebrou esta data. A celebração da manhã de domingo, trouxe como texto de prédica o versículo de Mateus 10.26a: Não tenham medo! Nada está escondido diante dos olhos de Deus, tudo está descoberto e exposto. Em meio ao culto, tínhamos o privilégio de ouvir o Coral Martin Luther entoar cânticos que nos faziam refletir e vibrar com tamanha beleza. Lutero dizia que a música é uma dádiva de Deus. Basta lermos o Salmo 100: Prestem culto ao Senhor com alegria; entrem na sua presença com cânticos alegres. Obrigado, é o que dizemos ao nosso querido coral, por nos presentear com as mais lindas canções e suas interpretações. Fica destacado a cantata “Jesu, Meine Freude”, de Dietrich Buxtehude.

 

Que Deus nos conceda ousadia e coragem para anunciarmos a verdade de sua palavra àqueles que estão em caminhos tortuosos.

 


Autor(a): Paróquia São Paulo - Centro
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: São Paulo - Centro (SP)
ID: 3928

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Não sei por quais caminhos Deus me conduz, mas conheço bem o meu guia.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O meu Deus é a minha força.
Isaias 49.5
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br