Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Querer levar vantagem em tudo

21/09/2010

´Querer levar vantagem em tudo´, esta é a máxima que se aplica no mundo em que vivemos. Talvez você reaja dizendo que não é bem assim, já que pessoas cristãs, por exemplo, agem levando em conta a vontade de Deus. E esta, conforme lemos no evangelho, inclui todas as pessoas, especialmente, as mais fragilizadas.

Surpreende-nos que Jesus, no evangelho deste fim de semana, conte-nos uma parábola (Lucas 16.1-13), onde ele elogia a atitude de um ´mau administrador´ para servir de exemplo aos ´filhos da luz´. Em sua viagem a Jerusalém Jesus insiste em afirmar que é necessário fazer uma opção, tomar partido, para acompanhá-lo. Não é possível servir a dois senhores.

O que os filhos da luz têm a aprender da atitude do mau administrador? Ora, a sua capacidade de desistir de um lucro imediato para construir uma relação fraterna visando o futuro, quando não estará mais em seu poder decidir sobre os bens que garantem a sua sobrevivência.

Jesus entende que ser uma pessoa de bem, ser uma comunidade cristã tem como conseqüência deixar de querer levar vantagem em tudo. Martim Lutero, o reformador, disse a respeito deste evangelho: “O Senhor elogiou o administrador infiel. Isso não se pode interpretar no sentido como se lhe agradasse quando fazemos injustiça a outras pessoas. Ele elogia apenas a rapidez do raciocínio e a prudência desse administrador. O Senhor quer que em causas boas tenhamos a mesma seriedade e empenho que esse administrador mostrou numa causa má, para seu proveito próprio e prejuízo de seu patrão. Por outro lado, vemos como os filhos da luz, os cristãos verdadeiros, são preguiçosos, desinteressados e pouco diligentes nas causas de Deus. Por isso Cristo conclui com razão, dizendo que os filhos do mundo são bem mais dedicados e inteligentes em seus assuntos do que os filhos da luz.”

Seriedade e empenho nas causas boas são, sem sombra de dúvida, necessários e fazem-nos olhar para além de nós mesmos e levantar os olhos para enxergar o próximo, para perceber que há necessidade de prover o dia de amanhã. Por isso, a vida não é só trabalho, mas também o descanso depois da jornada, o cuidado com a saúde física e emocional, enfim, com uma série de questões, que dão sentido à vida e a prolongam. Hoje cresce a consciência de, além de prover para si mesmo, pensar na sobrevivência do planeta terra. O desenvolvimento de uma cidade, de um estado, de um país necessita levar em conta a criação de Deus, fauna, flora, água, ar. Por isso se fala cada vez mais em desenvolvimento sustentável, onde se pressupõe numa convivência harmoniosa do ser humano e da natureza.

Querer levar vantagem em tudo não é, sem sombra de dúvida, a melhor escolha. Chegar ao alvo, ou seja, ir com Jesus a Jerusalém, implica em perceber que a vida é feita de relacionamentos. Se, por um lado devemos esforçar-nos como se tudo dependesse de nós, também devemos nos dar conta que chegará o tempo em que necessitaremos confiar-nos ao cuidado de quem sempre cuidou, cuida e cuidará de nós. Se prezarmos relacionamentos justos, honestos, sinceros, vamos saber estar em paz, porque é Deus, o Criador e Salvador, que estará cuidando de nós e também orientando pessoas, para que sabiamente cuidem de quem mais necessita.

Dietmar Teske - Pastor Sinodal
do Sínodo Sul-Rio-Grandense
da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil
(Publicado no Diário Popular em 19/09/10)

 


Autor(a): Dietmar Teske
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8763

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O Senhor é cheio de bondade e de misericórdia.
Tiago 5.11b
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Fé significa confiar e construir sobre a misericórdia de Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br