Sínodo Sul-Rio-Grandense



Rua José Júlio da Cunha , 235 Três Vendas
CEP 96065-626 - Pelotas /RS - Brasil
Telefone(s): (53) 3283-2864 | (53) 9842-84556
sinodosr.sul@terra.com.br
ID: 19

Vida transformada

10/08/2010


Lendo um texto me chamou a atenção a seguinte frase: “O único homem que não erra é aquele que nunca faz nada” (Roosevelt). Fiquei pensando nesta afirmação e lembrei de outra que dizia: “Errar é humano, mas permanecer no erro é tolice”.

Ao ouvimos o noticiário ficamos chocados com noticias de violência e brutalidade que são cometidos pelos seres humanos aos seus semelhantes. O que faz uma pessoa querer o mal, o sofrimento e até a morte do seu próximo? Certamente que Jesus não iria aprovar as cenas de violência e brutalidade que são cometidos pelos seres humanos. Como pessoas cristãs almejamos a paz, a solidariedade, o amor e a justiça. Valores tão importantes que nos foram ensinados pelo próprio Cristo.

Quando alguém questionou Jesus para que mandasse o seu irmão repartir a herança que o pai deles havia deixado, este simplesmente responde: “Prestem atenção! Tenham cuidado com todo tipo de avareza porque a verdadeira vida de uma pessoa não depende das coisas que ela tem, mesmo que sejam muitas” (Lucas 12.15).

Consultando o significado da palavra avareza, o dicionário bíblico descreve o termo como “apego exagerado e nojento ao dinheiro”. Olhando a realidade que nos cerca percebemos que a avareza ainda está presente na vida de muitas pessoas. Em nome do dinheiro pessoas roubam, matam e cometem as piores barbaridades. Pessoas acham que com dinheiro podem comprar tudo. Mas se enganam, pois o dinheiro pode trazer alegria momentânea, mas não à paz e felicidade interior e, tampouco, a salvação eterna.

Se as pessoas investisse mais o seu tempo com aquilo que Jesus ensinou o mundo seria bem diferente. Afinal, Jesus continua contagiando saúde, vida e alegria. Jesus teve e tem um amor apaixonado pela vida. Ele não ficou ocupando o seu tempo com idéias para prejudicar o seu próximo e, tampouco estava preocupado com o que diziam as leis e regras discriminatórias do seu tempo. Por isto ele faz coisas incomum para sua época, como por exemplo: tocar leprosos que ninguém tocava, abençoar e abraçar crianças que eram deixadas de lado, curar enfermos que ninguém curava, aliviar a dor de pessoas abandonados, ir ao encontro de quem padecia no sofrimento... Toda a ação e as palavras de Jesus são envolvidas por esperança que aponta para o Reino de Deus.

Jesus foi um apaixonado pelo reino de Deus e viveu em profundidade a dinâmica da acolhida, da hospitalidade, do amor e da compaixão pelos outros. Sua mensagem e seu exemplo de vida contagiavam pessoas de diversas classes sociais. Após Jesus ir à casa de Zaqueu este mudou radicalmente a sua vida e a forma de agir em relação ao dinheiro (Lucas 19). A vida da mulher que devia ser apedrejada também tomou um rumo diferente após o encontro com Jesus (João 8).

Jesus, como filho de Deus, é um verdadeiro testemunho de Vida. Um testemunho que não procura sua auto promoção, mas se empenha em anunciar a vontade de Deus, o Pai. Assim, inspirados por Jesus e fortalecido na fé em Deus somos convocados a transformar a vida e agir com amor dignidade, respeito e solidariedade.

Roili Borchardt – pastora vice sinodal


Autor(a): Roili Borchardt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 8185

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Deus diz: Não fiquem com medo, pois estou com vocês. Eu lhes dou forças e os ajudo.
Isaias 41.10
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br