Sínodo Norte Catarinense



Rua Jaguaruna , 99 - Centro
CEP 89201-450 - Joinville /SC - Brasil
Telefone(s): (47) 3433-9977 | (47) 3433-9225
sinodonc@terra.com.br
ID: 13

Flauta doce: um som de belo sabor

Sínodo Norte Catarinense

07/03/2024

IMG_5304
IMG_5267
IMG_5263
IMG_5239
IMG_5238
IMG_5233
IMG_5232
IMG_5231
IMG_5230
IMG_5226
IMG_5222
IMG_5221
IMG_5219
IMG_5214
IMG_5223
IMG_5212
1 | 1
Ampliar

Sonoridades sublimes e melodiosas se fizeram ouvir no dia 02 de março nas dependências da Paróquia da Paz, em Joinville/SC. Flautistas iniciantes e profissionais da área encontraram -se para o I Encontro de Flautistas do Sínodo Norte Catarinense. Foi um momento encantador de beleza e resgate deste tão precioso instrumento.

A assessoria foi da musicista Ângela Deeke Sasse, formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná em Licenciatura e Bacharelado em Flauta Doce. A flauta doce é um instrumento com muitas possibilidades desde a musicalização, à prática em conjunto, como para obras mais elaboradas, afirmou a Professora. É um instrumento que agrega e contribui no desenvolvimento da musicalidade. Os conjuntos podem ser organizados como quartetos onde se utilizam a flauta soprano, a contralto, a tenor e a baixo, como também podem ser apenas com as flautas doce sopranos ou com qualquer outra do quarteto e também podem juntar-se a outros instrumentos.

É certo que é um instrumento muito especial com inúmeras possibilidades. Favorece o canto, a afinação, pois vimos e exercitamos músicas com a flauta onde todos cantaram primeiramente depois tocaram e criaram sons da natureza e se juntaram também a outros instrumentos. Para as comunidades, escolas, tem sido não só um recurso pedagógico, mas um instrumento de fato no qual se vivencia o fazer musical como obra de arte.

A Professora trouxe inúmeras ideias de como utilizar a flauta doce em contextos e repertórios diversos. Esse instrumento tem seu lugar dentro das execuções instrumentais e pode tornar-se um belo som com as articulações específicas que cada partitura propõe. Poder resgatar sabedorias sobre este instrumento foi algo muito significativo para quem toca e principalmente para quem atua com jovens e crianças. Às vezes, não nos damos conta da preciosidade que temos em trabalhar com este instrumento na Igreja dentro de nossas comunidades, complementa a musicista Cládis Erzinger Steuernagel.

A promoção e realização do Encontro foi do Conselho de Música do Sínodo Norte Catarinense, através da Coordenadora Sinodal de Música, Musicista Henriettte Hillbrecht que teve a ideia de convidar a professora Ângela Deeke Sasse. De fato, foi um Encontro trazer muitas informações, encantos e sutilezas em relação à flauta doce com seu vasto currículo e conhecimento.

A música instrumental é também um segmento que faz parte da nossa história e do nosso cotidiano e nos ajuda a e refletir sobre o imenso amor que Deus tem por cada um e cada uma de nós. “Oh louvai-o com címbalos sonoros, oh louvai-o com címbalos retumbantes. Todo ser que respira louve ao Senhor” .


Autor(a): Musicista Cladis Erzinger Steuernagel
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense
ID: 72436

AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
O que o Senhor planeja dura para sempre. As suas decisões permanecem eternamente.
Salmo 33.11
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br