Campanha Em comunhão com as viDas das mulheres


História de vida de Elly Hirle Lieven

Em comunhão com as viDas das mulheres

05/01/2015


Nome: Elly Hirle Lieven

Tempo de participação na IECLB: Desde o Batismo

Comunidade: Teófilo Otoni

Paróquia: Teófilo Otoni

Sínodo: Sudeste


Minha história de vida...

Nasci num lugar muito humilde chamado Santana, que faz parte da cidade de Teófilo Otoni, Minas Gerais. Nasci na casa de meus pais no dia 22 de abril de 1934, nas mãos da parteira Ana Braun Hirle. Sou filha de Elmira Doerl Hirle e Max Leonardo Hirle. Meus bisavós emigraram da Alemanha em 1851 para a antiga Filadélfia, hoje Teófilo Otoni. Tive quatro irmãs, que, junto comigo, ajudavam meu pai e minha mãe a cuidar de uma pequena fazenda de plantação de café, bem como outros cultivos para nos alimentar, como milho, feijão, mandioca, pomar; também tínhamos gado. Estudei até a 4ª série com muita dificuldade, morando na cidade durante a semana e voltando 18 km a pé até a minha casa. Casei-me com Walter Friederich Lieven, e tivemos três filhas e seis filhos. Foram oito partos normais e uma cesariana. Um filho e uma neta morreram de acidente nessas estradas perigosas. Tenho a alegria de ter cinco netas e oito netos, duas bisnetas e um bisneto. Sou do tempo em que não se podia tomar santa ceia nos cultos, pois o pastor mandava as crianças saírem da igreja para não fazerem barulho; então, eu tinha que sair com as crianças para fora. Sempre levei meus filhos e filhas para a igreja. Hoje nem todos participam, mas receberam a boa Palavra.

Em 1970, fomos da minha terra natal com os oito filhos/as para Vila Maripá, no Paraná. Vivemos durante 15 anos plantando soja e trigo, e, por causa das grandes dificuldades de ser pequeno agricultor e de uma vida diária com muito agrotóxico, migramos outra vez, para o extremo sul da Bahia. Assim nos tornamos outra vez parte da Comunidade de Teófilo Otoni, que atende aquela região.

Hoje sou viúva e agricultora aposentada. Eu e minha filha mais nova moramos juntas em Teófilo Otoni, e ela, que nasceu no Paraná, é pastora aqui nesta Comunidade. O mundo dá voltas.... Com os meus 80 anos de vida cheios de bênçãos, dureza e pelejas, procuro cuidar da minha saúde e fazer, dentro do possível, as coisas de que gosto e que são importantes pra mim. Gosto de bordar os pontos antigos, ponto atrás, ponto corrente, ponto escama, ponto cheio. Gosto de ler o Castelo Forte e o jornal, como também revistas que ensinam sobre saúde e alimentação. Gosto de cozinhar para muita gente e inventar novas receitas! Adoro cuidar de plantas e bichos. Não assisto a novelas, mas acompanho a TV Senado, notícias diárias, canais que têm programas de música de raiz e caipira, e também documentários. Não perco um jogo da seleção brasileira!

Meu sonho? Ajudar mais na minha Comunidade. Ajudar as pessoas naquilo que posso. Criar um bando de garnisés, já que não posso voltar a viver na roça por causa dos meus problemas de saúde. Minha maior força para seguir em frente sempre foram meus filhos e minhas filhas. Assim Deus me guia e me cuida. Sua bondade dura para sempre.


Leia mais histórias de vida  Em comunhão com as viDas das mulheres

 

baixar
ARQUIVOS PARA DOWNLOAD
Elly Hirle Lieven.pdf


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Anunciarei o amor de Deus, o Senhor, e darei graças por tudo o que Ele tem feito.
Isaías 63.7
REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br