Sínodo Centro-Campanha-Sul



Rua Pastor Laechler , 606
CEP 96820-090 - Santa Cruz do Sul /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3717-3612
sinodo@sinodoccs.com.br
ID: 6

Assembléia Sinodal de 2007

MENSAGEM AS COMUNIDADES

Ao badalar dos sinos da torre da Comunidade Evangélica de Sinimbu, cuja Paróquia completa o seu centenário no corrente ano, tiveram início dos trabalhos da 12º Assembléia Sinodal do Sínodo Centro Campanha Sul-IECLB, na manhã do dia 18082007. Como grande Comunidade que se coloca a caminho - como nos indica a palavra Sínodo - e na presença do Trino Deus, todos e todas participaram da Celebração de Abertura, onde foi enfatizado o tema e lema da IECLB para o ano de 2007: No poder do Espírito, proclamamos a reconciliação. “Não podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos” (At 4.20). A participação do Coral Municipal de Sinimbu abrilhantou o momento da celebração.

A palestra proferida pelo Pastor Sinodal Waldir Nilo Trebien destacou aspectos que mereceram laboriosa reflexão:
 1. a missão que a Igreja recebe de Deus, não significa apenas preservar a confessionalidade evangélica-luterana dentro da Comunidade, mas fazer com que o “perfume” do ser evangélico-luterano seja sentido na sociedade onde a comunidade está inserida;
2. missão e diaconia devem andar juntas. A palavra de Deus nos impele ao agir, pois “sem obras a fé é morta” (Tiago 1.17);
3. a proposta de formação contínua da IECLB não quer ser apenas o aumentar do sentimento de pertença à IECLB, mas quer fazer da capacitação e da formação uma motivação a mais para a missão;
4. cada comunidade deve descobrir a melhor maneira de fazer missão, avaliando com serenidade e respeito o meio cultural no qual está inserido;
5. deve-se aumentar nos membros a consciência de que a IECLB vai muito além “da sombra da torre da igreja”. A IECLB está presente em todo o Brasil. As alegrias desta Igreja são de todas e todos nós, e suas dificuldades também.
 A palestra estabelece dois desafios concretos:
a) a missão carece de apoio financeiro. O item missão deve ser colocado no orçamento de Paróquias e Comunidades.
b) Paróquias devem refletir sobre a criação de uma forma de auxílio mútuo financeiro entre as mesmas. Auxiliar os necessitados é tarefa dada por Jesus, conforme Mateus 25.31-46.

A 12º Assembléia Sinodal coloca como desafio às comunidades e paróquias:
1. Permanece o grande desafio de apoiar e investir fortemente, também financeiramente, no trabalho com crianças. Refletir a missão com crianças é batizar, ensinar e educar. Temos no Sínodo aproximadamente 6.000 crianças entre1 e 11 anos de idade. Investir nas crianças é investir no presente da própria Comunidade; é um compromisso da Comunidade Cristã.
2. Formar lideranças a fim de que toda pessoa batizada seja um missionário, uma missionária. A vida da comunidade depende de todos os membros.
3. Permanece o desafio crescente de buscar nas comunidades uma consciência em torno do tema: Fé-Gratidão-Compromisso. A contribuição financeira à Igreja e para pessoas necessitadas, é tarefa e compromisso da Comunidade.
4. Seguindo orientação da IECLB, a correta administração da Comunidade, respeitando as leis de nosso País e as diretrizes da IECLB, deve ser tarefa de obreirosas e presbíteros de nossas comunidades.
A Assembléia reunida primeiramente agradece a Deus, pois Ele é o nosso motivador e mantenedor, e ao mesmo tempo ora pedindo a este Deus que os desafios que a Assembléia Sinodal remete ás suas comunidades possam, com a bênção Dele, ser colocados em prática. Na certeza de que não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos, nos despedimos no amor de Deus.
Os e as participantes da 12ª Assembléia Sinodal.

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Jamais alguém pode louvar a Deus sem que antes o ame. Da mesma forma, ninguém pode amar Deus se não conhece Deus do modo mais amável e perfeito.
Martim Lutero
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Quem quiser ser cristão, que aprenda a abrir mão de toda preocupação e de todo pensamento angustioso e coloque-os nas costas de Deus, pois Ele tem ombros fortes e é bem capaz de carregá-los.
Martim Lutero
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br