Sínodo Centro-Campanha-Sul



Rua Pastor Laechler , 606
CEP 96820-090 - Santa Cruz do Sul /RS - Brasil
Telefone(s): (51) 3717-3612 | (51) 3717-3898 | (51) 9966-43472 | (51) 9804-12727
sinodo@sinodoccs.com.br
ID: 6

Ato público de indignação contra todas as formas de violência que atingem as mulheres!

08/04/2015

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
1 | 1
Ampliar

A Associação Sinodal dos Grupos e Mulheres da OASE (Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas) do Sínodo Centro-Campanha Sul, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) - juntamente com sua filiada, o Grupo da OASE da Comunidade Evangélica de Venâncio Aires, juntamente com o grupo de ministros e ministras indicadas para tal, organizaram este ato de testemunho pela justiça e pela paz.

No dia 8 de abril de 2015 logo após o almoço mulheres, integrantes dos grupos de OASE, das Paróquias de Sobradinho, Rio Pequeno, Rio Pardinho, Santa Cruz do Sul, Monte Alverne, Venâncio Aires, Vera Cruz, acompanhadas de suas ministras e seus ministros; familiares de Miriam Roselene Gabe, de Luciana Reiter e Luciano Ferreira, (assassinados no dia 22 de março), e demais pessoas vindas de diferentes localidades colocaram um testemunho que emocionou e demonstrou a necessidade de externar a indignação diante a tanta violência em nossa região e país.

Motivados pelo lema bíblico da IECLB de 2015: “ Sobre o que vocês estão conversando pelo caminho, sentiu-se a necessidade de fazermos mais do que só falar. Motivou-se para a necessidade de mostrar a indignação e dizer claramente um basta a tanta violência em geral e em especial contra as mulheres.

A cobertura dos meios de comunicações, tanto como rádio, jornais e televisivas, auxiliaram na divulgação, reunindo mais de 400 pessoas para este ato e caminhada de indignação e testemunho por mais justiça e paz, luta pela vida.

A presença da Pastora vice-presidente da IECLB Silvia Genz; da presidente nacional da OASE, Sínodo Taquari, pastores e pastoras, Diáconas de diferentes paróquias; Colégio Estadual de Monte Alverne juntamente com a diretora professora Márcia Dreissig e professora de sociologia Rosania Sell, acompanhadas de duas turmas do segundo grau; colegas de trabalho de Miriam e pessoas solidárias com a causa da paz e da justiça de diferentes localidades e municípios da região, dirigiram-se à Praça Evangélica em Venâncio Aires trazendo seus balões brancos com a escrita paz, bandeirinhas, cartazes, banners, roupas brancas externando o desejo e testemunhando que a vontade de Deus é a vida digna e a paz para todas as pessoas. O Ato celebrativo descrito abaixo, demonstra a sede por paz anunciada pelo próprio Jesus Cristo e externado pelas centenas de pessoas que puderam caminhar em silêncio meditativo, mas indignado e rezando para que Deus veja e ouça o arder por paz e vida. Este dia foi um marco inicial, quem sabe, de um trabalho tão necessário de reflexão e testemunho tanto da OASE como de toda sociedade vigilantes e implementações por mais gestos concretos de não violência e um basta a tantas mulheres assassinadas. Eis a descrição do Ato de Indignação para que cada qual possa imaginar a riqueza e profundidade do testemunho que este dia teve na história da IECLB.

Acolhida pelo Pastor Elio Scheffler coordenador geral da caminhada foi feita às 15h.

Toque da música Silêncio pelo Sr. Donato Weiss ( Trompete)

Palavras: 

-Presidente Sinodal da OASE – Sra. Clarisse May enfatizando que não podemos mais ficar caladas diante da triste e cruel realidade de mortes e violência. Precisamos sim nos meter na briga de marido e mulher.

-Presidente Nacional da OASE Rejane Hagemann motivou para a discussão do tema da violência doméstica em todas as instâncias nas igrejas e na sociedade.

-P. Vice- Sinodal do Sínodo Centro Campanha Sul – Décio Weber, motivou para o cumprimento do mandamento do amor a Deus e ao próximo como a nós mesmos.

- Orientadora teológica da OASE Sinodal do Sinodo Centro Campanha Sul Pastora Nidrian Heinrich, lembrou da ressurreição de Jesus Cristo, vitória da vida sobre a morte e conclamou para a solidariedade e a prática do bem.

- Professora Ângela: Educação para a paz nas escolas e sociedade, desafios e compromisso, é preciso fazer a sua parte, mesmo que seja pequena semente, mas temos a certeza de que neste chão ela brotará e trará muitos frutos de paz e de vida.

Caminhada saindo da Praça Evangélica, até o Hospital São Sebastião Mártir. Nesta caminhada somaram-se ás colegas de Miriam, do Exata Contabilidade, familiares de Luciana Reiter – Emergência (local onde no dia 22 de março Miriam Roselene Gabe, membro da Comunidade Evangélica de Monte Alverne, filha de Celita Gabe, integrante da OASE de Monte Alverne, foi brutalmente assassinada com vários tiros, pelo seu ex-companheiro. Ela estava ali no hospital, porque a policia exigiu que comprovasse que as marcas que trazia no corpo foram causadas de forma violenta pelo seu ex-companheiro e pai do seu filho Arthur, de 9 anos. Enquanto aguardava atendimento, o assassino chegou, deu um tiro no vigia do hospital e a arrastou para frente do hospital onde a matou. Após ameaçou matar o filho de tal forma que o velório e o enterro tiveram que acontecer com escolta policial. ( No dia seguinte ele se apresentou à polícia e está preso, aguardando julgamento).

Parada em frente ao Hospital: Pastora Regene Lamb de Monte Alverne e Diácona Telma Krammer (orientadora teológica da OASE do Sínodo Vale do Taquari), trouxeram reflexões e indignação diante da morte de Miriam, e de todas as pessoas vítimas da violência doméstica com o lamento do Salmo 121.

Trompete: Segura na mão de Deus

- Denuncia da violência que acontece diariamente contra as mulheres e crianças.

- Gesto da Não violência contra as mulheres: braços cruzados sobre o peito. A nossa caminhada se une a milhares de pessoas que dizem não à violência contra as mulheres. Elas criaram um gesto expressando que não existe justificativa no uso da violência - NO EXCUSES.

- Clamor por mais apoio e eficácia no cumprimento das medidas protetivas para as mulheres que tem a coragem de romper o silencio. (gesto de mãos dadas)

Canto:Kyrie Eleyson,: Pelas dores deste mundo cantado por todas as pessoas.

Retorno à Praça Evangélica

Ato celebrativo na Praça:

Pa. Rita Panke (Primeira pastora Instalada da IECLB) Leitura do Salmo 55

Pa. Vice- Presidente da IECLB Sílvia Genz que falou a partir do 5º Mandamento, lembrando que nosso compromisso cristão é de ajudar nosso próximo para que tenha tudo para viver. Não temos o direito de matar...

Intercessões Pastora Rosangela Hünemaier e Pastor Lair Hessel

Canto da OASE: Jesus Cristo é Rei e Senhor

Bênção e envio pelo P. Sinodal.do Sínodo Centro Campanha Sul Bruno Ari Bublitz

Soltura de centenas de balões brancos pela paz.

Toque do Silêncio no Trompete

Encerramento às 16h45min.

 


AÇÃO CONJUNTA
+
tema
vai_vem
pami
fe pecc

Cantarei de alegria quando tocar hinos a ti, cantarei com todas as minhas forças porque tu me salvaste.
Salmo 71.23
EDUCAÇÃO CRISTÃ CONTÍNUA
+

REDE DE RECURSOS
+
Que a graça e a paz estejam com vocês e aumentem cada vez mais, por meio do conhecimento que vocês têm de Deus e de Jesus, o nosso Senhor.
2Pedro 1.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br